Disciplina Curricular
Comunicação de Risco e Crise CdReC
Curso de Especialização em Comunicação em Saúde e Educação em Ciências da Saúde - 1_Plano (2022-2023)
Contextos
Grupo: 1_Plano (2022-2023) > Especialização
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver todas as estratégias necessárias aos diferentes organismos e instituições de saúde (e de investigação) criando para isso, um projeto de organização geral e um plano de comunicação em saúde. Comunicação de risco e crise definir a característica residente da crise: a imprevisibilidade e preparar mecanismos de desinformação em saúde. A importância da Comunicação Gestual em saúde – bodylanguage. Como comportar-se fisicamente e que expressões são permitidas e interditas.
Programa
Comunicação e públicos-alvo onde vão ser discutidos e levantados todos os PA (vulneráveis e específicos) e abordados mecanismos que permitam a esse público-alvo compreensão e adoção de Mensagens-chave (MC) em saúde, importante garantia para prevenção da doença e promoção da saúde. Breve abordagem sobre Comunicação e Responsabilidade Social onde serão aperfeiçoadas metodologias de Social marketing integrando-o na comunicação e responsabilidade social. A Comunicação institucional e redes sociais. Como produzir e desenvolver estratégias organizacionais de comunicação interna e externa serão abordadas também nesta UC. Inteligência colaborativa e partilha de informação, posicionamento, construção e gestão da marca identitária (branding) e a relação com os vários públicos externos serão discutidos. Para além disso, farão ainda parte desta UC diferentes abordagens de comunicação institucional através do desenvolvimento de “content marketing” para redes sociais, assim como as formas mais ágeis de se medir o impacto através deste tipo de comunicação. Comunicação na versão Storytelling e Ciência – Modelo de Freeman Dyson. Desenvolvimento de metodologias capazes de abordar os princípios fundamentais do Storytelling. Para além da apresentação de técnicas de desenvolvimento de narrativas, de escrita de guião e da discussão de dois modelos de produção de histórias em temas transversais (Modelo Pixar e Modelo da Jornada do Herói de Joseph Campbell), haverá ainda espaço para um enfoque específico nos temas da Ciência e Saúde. A construção de personas para a temática da Educação para a Saúde e o Modelo de Freeman Dyson farão também parte desta UC que será desenvolvida em formato teórico-prático, com introdução de ferramentas de edição de som e vídeo. Pretende-se que os alunos possam trabalhar sobre estudos de caso, através dos quais produzirão o seu próprio conteúdo em formato de curta-metragem.