Disciplina Curricular
Economia e Gestão em Saúde EeGeS
Curso de Especialização em Comunicação em Saúde e Educação em Ciências da Saúde - 1_Plano (2022-2023)
Contextos
Grupo: 1_Plano (2022-2023) > Especialização
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Uma parte dedicada aos conceitos ; desenvolvimento de um caso desafio com o público em geral e com um stakeholder, ajustando às tecnologias da informação e comunicação Ex: caso MINISTRA ANA JORGE vs. INAUGURAÇÃO DE UMA PPP. O soundbyte: “eu também não gosto disto”. Discussão de 3 tipos de casos: 1. Ambiente hospitalar 2. Comunidade (população em geral) 3. Unidades ou centros de saúde
Programa
Apresentação de conceitos necessários para perceber a discussão pública e comunicada referente à avaliação de políticas de saúde. Apresentação dos principais conceitos em torno da organização de sistemas de saúde, dos elementos centrais da “economia” na saúde, e dos principais aspetos que estão presentes na gestão de unidades de saúde. Tópicos de economia da saúde a focar: o crescimento da despesa em saúde; procura e oferta de saúde e de cuidados de saúde; informação imperfeita e relação de agência; escassez de recursos e avaliação de eficiência em saúde; intervenientes da oferta no sector da saúde (profissional de saúde, Estado, Hospitais, seguradoras, farmacêuticas); impacte da saúde na sociedade e economia e da sociedade e economia na saúde - a saúde como investimento; avaliação de impacte na saúde e a avaliação económica em saúde, com ênfase para a avaliação económica de tecnologias de saúde; desafios dos sistemas de cuidados de saúde no futuro. Como tópicos de discussão: a) uma “União Europeia da Saúde”, e b) Lei de bases da saúde (ou Estatuto do SNS, ou uma outra política pública de saúde que se encontre em discussão na sociedade portuguesa no momento de realização do curso).
Métodos de ensino e avaliação
Metodologicamente, na primeira sessão, haverá uma primeira parte de introdução dos conceitos. Segue-se uma segunda parte em que os alunos desenvolverão trabalho prático para agilização no uso dos conceitos. Na segunda sessão, haverá inicialmente a apresentação pelos alunos do trabalho desenvolvido. Será seguida de debriefing detalhado, ilustrando o uso prático dos principais conceitos.