Disciplina Curricular
Métodos Qualitativos em Epidemiologia MQEpide
Curso de Especialização em Epidemiologia - 1_(2020-2021)
Contextos
Grupo: 1_(2020-2021) > Especialização > Tronco Comum
Período:
Peso
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
É cada vez mais consensual que as abordagens quantitivas e as abordagens qualitativas são processos de descoberta científica que, por diferentes vias, promovem a construção de conhecimento mais consentâneo com a complexidade de diversos fenómenos, nomeadamente, no campo da epidemiologia. O presente curso pretende dotar os participantes de conhecimentos e competências para compreensão e aplicação dos métodos qualitativos na recolha de dados, muito em particular na área da investigação epidemiológica. No final do curso o aluno deverá ser capaz de: A. Reconhecer questões de investigação epidemiológica em que o recurso a metodologias qualitativas seja adequado B. Selecionar desenhos e métodos qualitativos adequados para responder à questão de investigação C. Compreender os critérios de qualidade implicados nos processos de recolha de dados qualitativos (e.g., entrevista, focus groups, etc.) D. Analisar e interpretar dados qualitativos E. Analisar a qualidade de estudos qualitativos.
Programa
1.Paradigmas do conhecimento na investigação qualitativa 2.Abordagem qualitativa em estudos epidemiológicos: que problemas e que questões de investigação? 3.Desenhos de investigação qualitativa 4.Métodos de recolha de dados qualitativos (Observação, Análise documental, Entrevista, Focus group, Notas de campo) 5.Tratamento e análise de dados qualitativos (Análise temática, Análise de narrativas) 6.Critérios de qualidade da investigação qualitativa 7.Redacção de artigos científicos qualitativos
Métodos de ensino e avaliação
Os seguintes métodos de ensino são empregues nesta unidade curricular: 1. Ensino em sala de aula, com exposição teórico-prática e interação com os alunos; 2. Estudo de casos-exemplo; 3. Simulação e role play; 4. Pesquisa individual; 5. Trabalhos de grupo; 6. Disponibilização de bibliografia suplementar e do material usado nas aulas; 7. Avaliação por trabalho de grupo de apreciação crítica de um artigo de investigação com abordagem qualitativa (75%); 8. Avaliação do envolvimento nas dinâmicas propostas no decorrer das aulas presenciais (25%);