Disciplina Curricular
Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia IMEEpid
Curso de Especialização em Epidemiologia - 1_(2020-2021)
Contextos
Grupo: 1_(2020-2021) > Especialização > Tronco Comum
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer competências para a utilização básica da análise de dados multivariada, da inferência estatística e modelização, aplicados à Medicina. No final do curso o aluno deverá ser capaz de: A. Analisar e interpretar sob a forma gráfica e numérica os dados observados e os resultados obtidos pela aplicação das técnicas estatísticas, sem e com o apoio de software estatístico; B. Identificar as metodologias (modelos) a aplicar em análise de dados nas situações mais comuns em epidemiologia; C. Aplicar várias das metodologias (modelos) do programa; D. Interpretar a maior parte dos resultados da aplicação das metodologias (modelos) leccionadas obtidos de uma aplicação estatística (SPSS); E. Identificar e explicar a correcção de aplicação das metodologias (modelos) leccionadas em artigos e relatórios científicos; F. Saber analisar, interpretar e criticar artigos científicos sobre epidemiologia e saúde em geral com componente estatística.
Programa
1. Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia: conceitos chave 2. Correlação linear 3. Regressão linear simples, múltipla, polinomial 4. Regressão Logística 5. Análise de Sobrevivência. Outras análises de dados longitudinais 6. Análise Multifactorial 7. Análise Exploratória de Dados Multivariados a. classificação hierárquica e não-hierárquica b. análise em componentes principais, análise factorial
Métodos de ensino e avaliação
Os seguintes métodos de ensino são empregues nesta unidade curricular: 1. Exposições teóricas breves 2. Demonstrações do processo de análise de dados 3. Exercícios de computador durante a aula e para casa 4. Discussão de relatórios e crítica de artigos em grupo 5. Utilização de exemplos de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica 6. Avaliação através da discussão de artigos na aula (25%) 7. Avaliação através de exercícios individuais realizados em casa (25%) 8. Avaliação através de um exame escrito (50%)