Disciplina Curricular

Desenho e Construção de Bases de Dados na Investigação em Saúde DCBDISau

Curso de Especialização em Epidemiologia - 1_(2020-2021)

Contextos

Grupo: 1_(2020-2021) > Especialização > Optativas

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal desta unidade curricular é dotar os participantes de competências e de uma experiência prática e crítica que lhes permita autonomia para planear, desenhar e conceber bases de dados para fins de investigação clínica e epidemiológica. No fim do curso, o aluno será capaz: A. Adequar os objetivos da investigação ao mapa de variáveis B. Definir informação operacional C. Compreender os princípios da construção de questionários D. Construir Bases de Dados relacionais E. Compreender aspetos éticos e deontológicos relacionados com a recolha e proteção de dados F. Estar familiarizado com processos de recolha de dados colaborativa G. Exportar base de dados para análise estatística

Programa

1. Construção de mapas conceptuais a partir de protocolos de investigação e de artigos científicos 2. Revisões práticas básicas da pesquisa bibliográfica e acesso às fontes 3. Organização de informação relevante a partir da análise de artigos por pesquisa bibliográfica 4. Realização de exercícios de operacionalização e classificação 5. Análise, crítica e decisão sobre a criação de questões e questionários 6. Análise, crítica e decisão sobre os processos de seleção e inclusão de questionários 7. A construção da base de dados (construção de tabelas, classificações, regras e alertas, interfaces) 8. O uso da base de dados para além da recolha de dados (construção de queries, construção de relatórios, a importação e a exportação de dados) 9. Questões e cenários na avaliação ética e na proteção de dados 10. A construção de questionários online 11. A exportação de dados para o SPSS, classificação e inspeção de dados

Métodos de ensino e avaliação

Os seguintes métodos de ensino são empregues nesta unidade curricular: 1. Sessões teórico-práticas 2. Sessões de demonstração 3. Sessões práticas 4. Sessões de laboratório 5. Sessões de revisão e síntese 6. Avaliação através de exame (40%) 7. Avaliação dos materiais produzidos: modelo de dados, bases de dados e pedido de autorização à Comissão de Ética (60%)

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre