Disciplina Curricular
Processo de Luto: Apoio Familiar e Profissional PdLAFeP
Mestrado Bolonha em Cuidados Paliativos - 3_Despacho n.º 4957/2023_2023/2024
Contextos
Grupo: 3_Despacho n.º 4957/2023_2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Reconhecer as necessidades da família/cuidadores enquanto prestadora e recetora de cuidados e saber integrar as respostas às mesmas no plano de cuidados. - Valorizar e validar o papel da família e/ou outros cuidadores na prestação de cuidados e colaboração com a equipa de saúde. - Conhecer os fatores que podem favorecer a claudicação familiar. - Conhecer os principais rituais das culturas prevalentes relativas à morte e ao fim de vida e valorizar a sua expressão familiar. -Reconhecer as caraterísticas do luto normal e as fases/tarefas do mesmo. - Reconhecer as principais caraterísticas do luto preparatório e antecipatório. - Reconhecer as caraterísticas do luto complicado/patológico e principais critérios para referenciação. - Reconhecer as caraterísticas do processo de luto normal e complicado nas crianças e adolescentes. - Reconhecer as principais manifestações do luto nos profissionais de saúde - Conhecer as principais intervenções básicas no período de luto e saber como aplicá-las.
Programa
- O processo de luto: modelos conceptuais. - O luto antecipatório na família. - Modalidades de luto complicado. - Filosofia e antropologia da morte e do luto. - Fatores de vulnerabilidade e risco. - Abordagens geral e específica do luto. - O processo de luto na criança e no adolescente. - Luto nos profissionais de saúde. - Modelo de intervenção individual e familiar no luto. - Modelo de intervenção grupal e associativismo. - Consulta de luto em cuidados paliativos.
Métodos de ensino e avaliação
- Exposições teóricas. - Análise e discussão de casos. - Exercícios práticos individuais e em grupo. - Simulação de papéis. - Doentes simulados: utilização de atores treinados. - Análise e discussão de vídeos. - Avaliação da UC: Trabalho individual escrito.