Disciplina Curricular
Comunicação e Aspetos Psicológicos CeAP
Mestrado Bolonha em Cuidados Paliativos - 3_Despacho n.º 4957/2023_2023/2024
Contextos
Grupo: 3_Despacho n.º 4957/2023_2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhecer os objetivos, a importância, e as barreiras a uma boa comunicação no âmbito da relação profissional-doente-família. - Reconhecer as dificuldades dos profissionais no âmbito da comunicação com os doentes e seus familiares/cuidadores. - Fornecer informação adaptada e de acordo com as necessidades dos interlocutores a partir de uma abordagem centrada na relação. - Avaliar a perceção do doente sobre o seu estado de saúde e promover a escuta ativa. - Criar um clima de confiança e permitir a expressão de sentimentos. - Reconhecer a importância da comunicação verbal e não-verbal. - Utilizar estratégias que promovam uma comunicação eficaz. - Saber transmitir más notícias, lidar e gerir as “perguntas difíceis” e situações de “conspiração do silêncio”. - Conhecer os princípios básicos e os passos de uma “conferência familiar” e as principais indicações. - Compreender o conceito de esperança e a importância de fomentar a “esperança realista” juntos dos doentes e familiares/cuidadores.
Programa
- Informação, comunicação e relação em cuidados paliativos. - Estratégias de comunicação/relação. - Comunicação de más notícias. - Conspiração do silêncio. - Negação do doente. - Transição para cuidados paliativos. - Ordem de não reanimar. - Revolta de doente ou familiar/cuidador. - Conferência familiar.
Métodos de ensino e avaliação
- Exposições teóricas. - Análise e discussão de casos. - Simulação de papéis. - Doentes simulados: utilização de atores treinados Análise e discussão de vídeos. - Avaliação da UC: Trabalho individual escrito.