Disciplina Curricular
Determinantes e Consequências das doenças Metabólicas DCdM
Mestrado Bolonha em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar - 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019
Contextos
Grupo: 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Enunciar as definições e debater a relação entre “fator determinante de saúde e de doença”, “fator de risco” e ”fator protetor” Enunciar e desenvolver uma classificação de determinantes de saúde, incluindo os relacionados com os serviços, as políticas e os sistemas de saúde Enunciar e descrever os conceitos de Diferenças, desigualdades e iniquidades em saúde, justificando o seu interesse na abordagem científica das DMCA e suas consequências Enunciar e descrever as fontes e indicadores da situação epidemiológica das DMCA e suas consequências em Portugal, na Europa e no Mundo; Enunciar e descrever os conceitos, relevância e abordagens metodológicas para conhecer o impacte das DMCA na esperança de vida e na qualidade de vida; Enunciar e detalhar o sistema de saúde em Portugal, nomeadamente as políticas e os serviços com relevo para a prevenção e controlo das DMCA Discutir e fundamentar a necessidade da informação e conheci/ e sua gestão, para a prevenção e controlo destas doenças.
Programa
Quadros de referência para a análise dos determinantes de saúde e doença. Determinantes biológicos, psicológicos, comportamentais, ambientais, sociais e culturais. Distribuição dos determinantes de saúde na população: indicadores e implicações para a saúde e a Saúde Pública. Diferenças, desigualdades e iniquidades em saúde: o caso dos determinantes e consequências das DMCA. O sistema e as políticas de saúde em Portugal; O SNS. Intervir sobre os determinantes da saúde e da doença e organizar processos de cuidados: a “Gestão da Doença”. As Estratégias Locais de Saúde como instrumento de melhoria da saúde da comunidade. Os processos de financiamento e contratualização em saúde. Cuidados de Saúde Primários – experiências e desafios. O papel da literacia em Saúde na gestão da Diabetes. As TIC como instrumentos de promoção da literacia em saúde em Portugal. Impacte da doença na esperança e qualidade de vida. Estado da arte das abordagens utilizadas para aferir esse impacte.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino são diferenciados de acordo com os conteúdos de cada sessão, com sessões letivas teóricas de exposição de temas essenciais à temática da unidade curricular e sessões teórico-práticas com análise, debate e resolução de estudos de caso. Serão discutidos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais em formato de Journal-Club. Será solicitado a cada aluno a elaboração e um ensaio sobre um tema relevante abordado na Unidade Curricular. A avaliação tem como base os seguintes parâmetros e ponderação: a) Grau e qualidade da participação nas aulas (25%); b) Apresentação escrita de um ensaio sobre um tema da unidade curricular (35%); c) Prova escrita de avaliação da aprendizagem (40%).