Disciplina Curricular
Epidemiologia e Avaliação da Obesidade EAO
Mestrado Bolonha em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar - 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019
Contextos
Grupo: 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de informação relativamente à obesidade, que vá além da adquirida nas licenciaturas. Aquisição de conhecimentos relativos a causas e consequências da obesidade. Avaliação da Obesidade. Compreensão do problema dos vários graus de peso excessivo, nos seus aspectos sociais. Epidemiologia. Formas de intervenção sobre o problema.
Programa
A etiologia da obesidade na evolução do ser humano. Interacção genética e ambiental Critérios de síndrome metabólica Prevalência da pré-obesidade e obesidade a nível mundial, nacional e local. Consequências somáticas da obesidade. Doenças associadas. Sub-tipos clínicos de obesidade Caracterização individual da necessidade e qualidade da intervenção Intervenção colectiva de Saúde pública e intervenção clínica individual Perturbação do sono do doente obeso Intervenção nutricional possível, objectivos e estratégia Entrevista motivacional Visão multidisciplinar da alimentação. Os alimentos, a saúde, o ambiente e a economia. Produção e consumo de alimentos
Métodos de ensino e avaliação
Av. curricular transversal e multidisciplinar;Trabalhos de grupo com apresentação com PowerPoint, leitura de artigos indicados;Confrontação de cada aluno com formas de intervenção clínica nos vários graus de peso excessivo. Confrontação com formas de intervenção pública no problema da obesidade.Discussão interactiva em relação aos 3 pontos anteriores. A responsável pela UC esteve sempre disponível para reunir com o aluno que o solicitasse. Após cada aula teórica discutiram-se pistas de investigação. Participação nas aulas,Trabalho de grupo. No final do módulo foi feito um teste escrito de respostas múltiplas de auto-avaliação, relativo aos conteúdos transmitidos durante a UC. Após a realização do teste forneceu-se aos alunos a chave e recomendou-se que estudassem melhor as matérias relativas às perguntas que tinham errado. Com este método pretende-se suprimir o clima de ansiedade que rodeia outro tipo de avaliação e perturba o prazer da aprendizagem.