Disciplina Curricular
Espaço Projeto 1 EP-1
Mestrado Bolonha em Epidemiologia - 2_Despacho nº 9695/2017 - Desde 2017/2018
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 9695/2017 - Desde 2017/2018 > 2º Ciclo > Componente Curricular
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC visa o desenvolvimento de competências e aptidões em investigação clínica e epidemiológica, para a realização efetiva e na ‘vida real’ de projetos de investigação. Este curso permitirá: A. Integrar conhecimentos teóricos da investigação em Epidemiologia B. Desenvolver aptidões necessárias para a investigação em Epidemiologia C. Identificar vantagens da investigação multidisciplinar e com o apoio de investigadores experientes D. Integrar conhecimentos e desenvolver características pessoais facilitadoras na realização de investigação O aluno será capaz de: E. Formular a questão de investigação F. Identificar a população alvo para testar a hipótese G. Selecionar o desenho de estudo H. Detalhar o processo de amostragem I. Identificar potenciais viés, confundimentos e fontes de erro J. Desenvolver instrumentos adequados para a recolha de dados K. Preparar a submissão à Comissão de Ética e Comissão Nacional de Proteção de Dados L. Elaborar um protocolo de estudo a concurso
Programa
1. Etapas do processo de investigação. 2. Recursos de sistemas de informação para facilitar o trabalho em equipa. 3. Formulação, discussão e crítica de questões de investigação. 4. Abordagens, técnicas e recursos para a pesquisa bibliográfica. 5. Modelos de trabalho em equipa. 6. Construção de um modelo conceptual/ teia relacional de variáveis. 7. Organização e elaboração de Protocolo de Investigação: 7.1. A linguagem e objetivos de um protocolo 7.2. Introdução 7.3. Objetivos 7.4. Métodos (definição do desenho de estudo, população, o processo de amostragem, processo de Recolha de dados, definição de variáveis, plano de análise estatística) 7.5. Cálculo do tamanho amostral 7.6. Construção / escolha de instrumentos de recolha de dados 7.7. Questões éticas e deontológicas 7.8. Definição de procedimentos e do trabalho de campo 7.9. Orçamento 7.10. Submissão à Comissão de Ética e à Comissão Nacional de Proteção de Dados
Métodos de ensino e avaliação
Os seguintes métodos de ensino são empregues nesta unidade curricular: 1. Ensino em sala de aula, com breves exposições teórico-práticas e interação com os alunos; 2. Construção de propostas e projetos de investigação; 3. Resolução de exercícios na aula com uso do computador; 4. Trabalhos individuais e de grupo; 5. Discussão crítica de projetos; 6. Apresentação aberta do projeto e discussão com peritos; 7. Disponibilização de bibliografia suplementar e do material usado nas aulas; 8. Avaliação dos trabalhos baseada nas tarefas realizadas na construção do projeto.