Currículo

Comunicação em Ciência Regulamentar CeCR

Contextos

Groupo: Despacho n.º 6596/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Aquisição pelos discentes de Conceitos e Teorias de Comunicação e Literacia em Saúde (CLS) e aplicados à Medicina e Ciência Regulamentar (CLMCR). 2. Aplicação dos conceitos com vista à aquisição de conhecimentos e técnicas de comunicação e literacia por parte dos públicos-alvo, considerados stakeholders. 3. Aquisição de conhecimento das teorias sobre como desenhar e construir um PILCR – Plano de Intervenção e Literacia e Comunicação Regulamentar. 4. Competências de comunicação associadas à revisão e descrição as diretrizes existentes para projetar, conduzir, analisar e relatar estudos PRO e avaliar a necessidade de mais orientações regulamentares e comunicação de incertezas e risco/benefício. 5. Criar competências aos discentes sobre metodologias de capacitação onde os meios de intervenção e prestação de cuidados são quase inexistentes.

Programa

A investigação em ciência regulamentar enquanto reflexão de uma clara necessidade de saúde pública baseada na evidência. As lacunas na ciência regulamentar e o impacto direto na saúde pública: o papel da Agência na melhoria das diretrizes científicas e na tomada de decisões regulamentares. Valor acrescentado de envolvimento e participação na necessidade de investigação da ciência regulamentar, onde se prevê: 1.Translação de resultados em na prática regulamentar através de informação de diretrizes científicas, impactando o desenvolvimento de medicamentos e a saúde pública;2.Divulgação de resultados resultantes de eventos da Agência, discussões com cientistas regulamentares na EU rede e publicações conjuntas; Visando: Contribuir para avaliação e discussão de produtos, qualificação ou diretrizes; Influenciar as necessidades futuras de investigação através da atualização anual da lista de necessidades de investigação em ciência regulamentar. Informar Risco e Benefício em Saúde Pública.

Método de Avaliação

Aulas Teórico-práticas num total de 18 horas e um Seminário com a duração de 2 horas, conforme calendário a apresentar com um tema da agenda em comunicação em saúde pública e ciência regulamentar. Os blocos letivos constam de uma parte introdução teórica da matéria programada seguida de trabalho realizado em pequenos grupos e de relato final das conclusões a toda a turma pelos. O trabalho é realizado pelos discentes distribuídos por pequenos grupos e acompanhado de um guião de orientação proposto pelos docentes. Estes trabalhos são obrigatórios, realizados e cada elemento responsabiliza-se por complementar partes integrantes indissociáveis de forma holística e multidisciplinar.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Handbook of health communication: Thompson TL, Dorsey AL, Miller KI, Parrott R. 2003
  • Effective media communication during public health emergencies: a WHO field guide: Hyer RN, Covello VT. 2005
  • NA: NA NA http://www.euro.who.int/en/health-topics/Health-systems/public-health-services/policy/the- 10-essential-public-health-operations
  • Health, Hazards and public debate: lessons for risk communication from the BSE/CJD saga: Dora C ed. 2006
  • Handbook of Health Communication: Dearing, JW. 2006

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre