Currículo

Farmacovigilância e repurposing Fer

Contextos

Groupo: Despacho n.º 6596/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A farmacovigilância foi definida pela(OMS) c/ a ciência e as atividades relacionadas com a deteção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qq outro problema relacionado com medicamentos. Os objetivos são: prevenir danos causados por reações adversas em humanos decorrentes do uso de medicamentos autorizados dentro ou fora dos termos de autorização de comercialização ou de exposição ocupacional; e promover a utilização segura e eficaz dos medicamentos, nomeadamente através da disponibilização atempada de informação sobre a segurança dos medicamentos aos doentes, profissionais de saúde e público. Reaproveitamento de medicamentos indica a identificação de um novo uso terapêutico para um medicamento/substância ativa existente para uma indicação fora das indicações autorizadas existentes. É uma forma de disponibilizar novas opções de tratamento aos pacientes. É a área onde a Academia está presentemente mais envolvida, sendo um campo muito promissor.

Programa

Farmacovigilância Sistemas de farmacovigilância e seus sistemas de qualidade Inspeções e auditorias de farmacovigilância Sistemas de Gestão de Riscos Recolha, gestão e envio de notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos Relatório periódico de atualização de segurança e relatório de atualização de segurança de desenvolvimento Estudos de segurança pós-autorização Gerenciamento de sinal e comunicação de segurança Medidas de minimização de risco - Reaproveitamento Consórcios para reaproveitamento Assessoria científica e interação dos Titulares de Autorização de Introdução no Mercado com o Consórcio e Apresentação de nova indicação

Método de Avaliação

Farmacovigilância Serão usados casos práticos de problemas de segurança com medicamentos conhecidos, para justificar o complexo sistema de farmacovigilância regulamentar mundial e Europeu, de modo a que sejam facilmente entendidos o seu objectivo, estrutura, modo de vigilância e minimização do risco. Reaproveitamento esta área encontra-se em franco desenvolvimento e a Academia e as Agências regulamentares estão a aprender e desenvolver redes e algoritmos de interação mutuamente. Será efetuada uma análise do presente estado da arte e os alunos serão convidados a discutir potenciais novas indicações de produtos fora ou próximos da perda de patente, e quais os intervenientes implicados.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre