Disciplina Curricular
Investigação Clínica II ICI
Mestrado Bolonha em Investigação Clínica - Plano 1_2021-2022
Contextos
Grupo: Plano 1_2021-2022 > 2ºCiclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Descrever a Organização, Identificar e diferenciar as infraestruturas em IC Descrever a criação e compreender a operacionalização e gestão de uma Unidade de IC Descrever as etapas fundamentais na implementação, condução e conclusão da IC Descrever os principais intervenientes em IC-Compreender as características fundamentais de Liderança em Investigação e definir estratégias no contexto do Investigador e Instituição de acolhimento Descrever as características de estudos clínicos no contexto dos cuidados de saúde primários (limitações e vantagens) Descrever a metodologia dos estudos epidemiológicos (limitações e vantagens) Descrever as particularidades e exequibilidade dos estudos de iniciativa do investigador (limitações e vantagens) Conhecer e identificar os princípios da investigação centrada no doente Compreender os aspectos financeiros em IC Identificar as diversas fontes de financiamento e desenvolver capacidade para submissão de propostas a financiamento no contexto de IC
Programa
Os conteúdos programáticos desta UC são: - Organização e Infrasestruturas em Investigacao Clínica - Criação e Operacionalização de uma Unidade de Investigação Clínica - Etapas Críticas (Preparação, Condução, Conclusão - Intervenientes em Investigação Clínica - Liderança em Investigação Clínica - Investigação em Cuidados de Saúde Primários - Investigação e Epidemiologia - Estudos da Iniciativa do Investigador - Investigação centrada no Doente - Aspectos Financeiros e Financiamento da Investigação Clínica - Fontes de financiamento e redação das propostas a submeter
Métodos de ensino e avaliação
Os conteúdos teóricos e práticos desta UC irão proporcionar aos discentes a capacidade de adquirirem conhecimentos na área da investigação clinica II, tornando possível o contacto com os principais temas atuais. Sessões modulares, suportadas por elementos convencionais e multimédia. Discussão de casos práticos e documentação de apoio. As metodologias de ensino visam a integração dos conhecimentos, a concretização dos objetivos propostos e a sua aplicação prática, estimulada e aferida pela avaliação contínua (30%) que poderá contemplar a discussão de artigos/casos práticos e por uma prova de avaliação individual (70%), sob a forma de teste escrito.