Disciplina Curricular
Sistemas e Aplicações de Informação em Saúde SeAdIeS
Mestrado Bolonha em Investigação Clínica - Plano 1_2021-2022
Contextos
Grupo: Plano 1_2021-2022 > 2ºCiclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos básicos de sistemas de informação, e em específico, de sistemas de informação em saúde. Em particular, a unidade curricular propõe-se a: • Dotar os alunos de um conhecimento holístico da tecnologia envolvida num sistema de informação, seus componentes, interligação, organização e comunicação de dados; • Permitir aos alunos uma compreensão dos elementos e mecanismos existentes num sistema de apoio à decisão clínica; • Oferecer aos alunos uma visão geral dos sistemas e aplicações de informação em saúde, nos dias de hoje, suas qualidades e limitações, e as perspetivas futuras.
Programa
1. Introdução aos sistemas de informação (conceitos; organização; componentes; comunicação; interoperabilidade; dados); 2. Dados (Gestão de bases de dados; tipos de bases de dados; dados e informação; processamento de dados; aprendizagem automática; prospecção de dados); 3. Sistemas de informação em saúde (registos clínicos eletrónicos; privacidade e segurança; ética); 4. Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (recolha, organização, classificação, e visualização de informação; exemplos) 5. Aplicações em Saúde (Telemedicina, e-Saúde).
Métodos de ensino e avaliação
As aulas serão divididas entre uma componente expositiva, onde serão apresentados os conceitos teóricos sobre um determinado tema, e uma componente prática, onde os alunos serão convidados a realizar trabalhos práticos que exercitem os conhecimentos adquiridos e/ou os aprofundem. Será fomentada uma aprendizagem ativa, onde os alunos terão de expor e discutir, de forma participativa, os resultados das suas pesquisas e trabalhos. A avaliação será realizada através 5 trabalhos práticos, com apresentação (20% cada, 100%).