Disciplina Curricular
Projeto Pro
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Estágio/Projeto/Dissertação
Período:
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Estágio/Projeto/Dissertação
Período:
Peso
30.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que no final da unidade curricular de Estagio I Projeto I Dissertação 1, o estudante do segundo ciclo tenha potenciado conhecimentos adquiridos no primeiro e segundo semestre no mestrado e proponha um plano a colocar em prática na unidade curricular de Estágio I Projeto I Dissertação 2. - Desenvolver de uma forma integrada um Estagio I Projeto I Dissertação, que interligue as diferentes unidades curriculares do piano de estudos num contexto da nutrição clínica e nutrição artificial; - Aplicar e aprofundar conhecimentos adquiridos na aprendizagem teórica, teoricalpratica, das diferentes unidades curriculares do primeiro e segundo semestre; - Demonstrar capacidades científicas e técnicas para a elaboracão de uma proposta sob a forma de estágio ou projeto ou dissertação no ambito da nutrição clínica; - Elaborar de forma clara, objectiva e sistematica um instrumento escrito que suportem o Estágio, Projeto ou Dissertacão, com os objetivos, atividades e resultados esperados.
Programa
O terceiro e último semestre do curso, constitui-se por um Estagio I Projecto I Dissertação que permita ao mestrando integrar e mobilizar as competências adquiridas no contexto da prática clínica, conducentes ao reconhecimento profissional e academico de nível internacional. Este estágio sera desenvolvido em contexto clínico hospitalar, nas instituições prestadoras de serviços de saúde com as quais a FM-UL e a ESTeSL-IPL possuem protocolos de colaboração cientificos, pedagógicos, de apoio e intervençã comunitária, e, clínicos. O ensino será centrado no estudante e tera em conta a experiência e prática profissional dos mestrandos. Assim, serão desenvolvidos os tópicos programaticos na área da nutrição clinica e que foram leccionados nas unidades curriculares do primeiro e segundo semestre.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular e composta por uma metodologia de ensino: Estágio. O modelo de ensino será centrado no estudante sendo nomeado um docente do corpo de mestrado responsavel pelo processo cientifico-pedagógico do estudante, e, um co-orientador de uma instituição onde o Estagio I Projeto I Dissertação se vai realizar. A avaliação formativa e sumativa será aplicada nas três tipologias (Estagio I Projeto I Dissertação) sendo que a metodologia de avaliação irá avaliar as competências adquiridas com recurso a um estudo caso, a avaliação, intervenção em contexto clínico. O estagio será avaliado por um relatório, o projeto, pela elaboração de um "projeto" e a dissertação por uma monografia. Estes instrumentos tern a ponderarção de sessenta por cento da classificação. Os instrumentos do Estágio I Projeto I Dissertação, tern uma apresentação e discução perante um júri, com uma ponderação de quarenta por cento da classificação final.