Disciplina Curricular
Nutrição N
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - Despacho nº3562/2024
Contextos
Grupo: Despacho nº3562/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se - Desenvolver conhecimentos gerais de Nutrição e Dietética no contexto do individuo sem patologia; - Reconhecer e identificar conceitos chave da nutrição o que estabelecem as normas e adequação de consumo dos diferentes nutrientes; - Descrever o processo metabólico dos diferentes nutrientes; - ldentificar os fatores alimentares e outros que condicionam a bio disponibilidade dos nutrientes; - Reconhecer a importância de nutrientes alimentos funcionais no contexto da alimentação atual; - Avaliar a importância de fatores que condicionem a utilidade deste tipo de nutrientes; - Desenvolver analise crítica acerca dos benefícios dos nutrientes/alimentos funcionais; - Identificar e reconhecer características nutricionais de dietas "alternativas" praticadas pelos indivíduos da sociedade atual.
Programa
Serão abordados aspetos relacionados com a fisiologia nutricional, nomeadamente: estrutura e função do TGI: digestão, absorção, transporte e exercício de nutrientes e também o papel do TGI na regulação metabólica e hormonal do individuo. Será abordado o conceito de energia, nomeadamente: o equilíbrio e gasto energético e suas implicações nas necessidades energéticas. Nesta UC inclui-se também a abordagem à classificação, metabolismo e necessidades nutricionais dos nutrientes, incluindo as proteínas, lípidos, glícidos, fibra, vitaminas, minerais e álcool. São desta UC o aprofundamento do conhecimento dos nutrientes funcionais/nutracêuticos e dos alimentos que os possuem. Serão estudados os seus efeitos fisiológicos no organismo e debatida a eventual necessidade do recurso a suplementação. Os padrões alimentares alternativos, como o padrão macrobiótico ou vegetariano serão igualmente abordados, descrevendo as suas implicações nutricionais e respetivos défices/benefícios nutricionais.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular e composta por duas metodologias de ensino. Serão apresentados os temas de uma forma inicial numa vertente essencialmente teórica, a qual seguirá uma abordagem com maior componente teórico-pratico, com recurso a metodologias de ensino por problemas, com recurso a situações em contexto real. A metodologia de avaliação aplicar pretende avaliar as competências adquiridas em ambas as metodologias. A unidade curricular será avaliada por dois momentos distintos - um momento de avaliação individual escrito e um momento de avaliação de trabalho de grupo. O momento de individual escrito terá uma ponderação de cinquenta por cento na nota final da unidade curricular e o trabalho de grupo completará aos outros cinquenta por cento da nota final a unidade curricular.