Disciplina Curricular
Psicologia da nutrição Pdn
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - Despacho nº3562/2024
Contextos
Grupo: Despacho nº3562/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, o estudante, deve demonstrar ter conhecimento dos aspetos psicológicos associados ao comportamento alimentar sabendo integrá-los na sua intervenção clínica. Espera-se, assim, que consiga identificar aspetos psicológicos associados a alimentação e a situações de risco de perturbação alimentar numa abordagem de prevenção primaria secundária e terciária. Simultaneamente espera-se que consiga desenvolver estratégias de intervenção de redução desses fatores de risco, ao nível das suas funções na equipa de saúde onde esta integrado. A este objetivo associa-se, como complementar, o desenvolvimento de competências de comunicação. Espera-se, assim, que os formandos aumentem os seus conhecimento e desenvolvam competências facilitadoras da comunicação com doentes e familiares, quer em fase de avaliação e identificação de fatores de risco, quer na fase de tratamento e especificamente na adesão a dietoterapia.
Programa
Esta unidade curricular estrutura-se em 4 pontos principais: abordagem psicológica da nutrição; aspetos psicológicos da nutrição na sua vertente comportamental; e na vertente cognitiva e emocional; e competências comunicacionais facilitadores do processo de atendimento, de promoção da mudança e de adesão dos doentes ao tratamento e a dietoterapia: 1 - Aspetos psicol6gicos do comportamento alimentar 1.1. Dimensão biopsicológica 1.2. Dimensão do self 1.3. Dimensão ecol6gica 2 - Perspetiva comportamental e processo de mudança 2.1. Aprendizagem do comportamento alimentar 2.2. Estratégias Comportamentais de promoção da adesão a dietoterapia Perspetiva cognitiva e emocional 2.3. Sistema familiar e desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar 2.4. Cognição, emoção e alimentação 3.2. Estratégias cognitivas de promoção de adesão a dietoterapia 3 - Competências comunicacionais em diétetica 3.1. Entrevista motivacional 3.2. Treino de competências comunicacionais
Métodos de ensino e avaliação
Para além da metodologia expositiva em que serão transmitidos conhecimentos derivados de estudo e reflexão obre as correntes mais recentes das temáticas a ser abordadas será dado primazia como método de ensino de interação e promoção do desenvolvimento através da análise e discussão de casos; a explorar; soluções para a resolução de situações problemáticas; o role-playing e o ensaio de atitudes Define-se como Metodologia de avaliação: A avaliação integra dois elementos: - Trabalhos de grupo de aplicação prática dos conhecimentos. Os grupos não deverão ser constituídos por mais de três elementos - Ponderação 60% - Testes escrito - Ponderação 40%