Disciplina Curricular
Avaliação nutricional An
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - Despacho nº3562/2024
Contextos
Grupo: Despacho nº3562/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Reconhecer, identificar e caracterizar os diferentes estados de má nutrição; Conhecer as vantagens e limitações dos métodos de avaliação nutricional a aplicar na nutrição clínica, comunitária e investigação; Realizar rastreio, avaliação e diagnóstico nutricional, selecionando dados de referência adequados e desenvolvendo planos de monitorização; Aplicar em cada caso os métodos mais adequados para identificação do risco nutricional e avaliação nutricional selecionando parâmetros clínicos, bioquímicos, de ingestão dietética, antropométricos e de composição corporal.
Programa
Má nutrição: Desnutrição, carências específicas, excesso de peso e obesidade Consequências clínicas, físicas e psíquicas da má nutrição Índices de prognóstico nutricional Identificação do risco nutricional Instrumentos de Identificação do risco nutricional: Características; População; Razão custo/benefício Métodos de avaliação nutricional Composição corporal Modelos e compartimentos Métodos avaliação da Composição corporal Alterações fisiológicas e patológicas Antropometria Bases de referência; Perímetros; Pregas cutâneas; Medidas estimadas Parâmetros bioquímicos Proteínas séricas; Parâmetros imunológicos; Status de micronutrientes Clínica Sinais clínicos; Parâmetros funcionais Ingestão nutricional Questionários de frequência alimentar; Recordação das 24horas; Registos alimentares; História dietética
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular será avaliada em dois momentos distintos – um momento de avaliação individual escrito e uma avaliação individual prática. O momento de avaliação individual escrito terá uma ponderação de cinquenta por centro (70%) na nota final e a avaliação prática completará trinta por cento (30%) da nota final da unidade curricular.