Disciplina Curricular
Nutrição na doença gastrenterológica Nndg
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - Despacho nº3562/2024
Contextos
Grupo: Despacho nº3562/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante no final da unidade curricular, deve: Adquirir formação básica estruturada sobre nutrição em patologia gastrenterológica; - ldentificar os fatores de risco dietéticos para o desenvolvimento de doenças gastrenterológica, nomeadamente doença inflamatória intestinal (DI/), doença pancreática e doença hepática; - Conhecer as estratégias de suporte nutricional nas diferentes situações clinicas, com enfoque especial na DI, na doença hepática e na doença pancreática.
Programa
Nutrição como forma de prevenção na doença Gastro intestinal; Dieta como fator de risco ou de prevenção, Doença de refluxo e Litíase biliar, doença diverticular, pólipos cancro do colon e esteatose hepática. Doença inflamatória do intestino (DI/) Tipos de DI/. Fatores etiológicos -ambientais (nutrição) e genéticos. Estado nutricional nas DI/ - carências ou excessos? lmplicações do estado de nutrição na fisiopatologia da doença. Nutrientes funcionais - imuno nutrição- qual o papel na DI/ ? Doenças do pâncreas: Vias de nutrição, Pré-probióticos na pancreatite aguda. Pancreatite crónica - fisiopatologia/ consequências nutricionais. Patologia hepatobiliar; Tipos de doenças hepatobiliares, e implicações nutricionais. Fígado gordo no alcoólico. Aconselhamento diético na cirrose hepática, e nas situações especificas de ascite, encefalopatia. Carências especificas: doenças colestaticas e deficiências vitaminicas. Risco nutricional pré-transplante. Consumo de álcool e riscos de doença.
Métodos de ensino e avaliação
Tais como nas restantes Unidades Curriculares optou-se pelo método de ensino por problema. Serão utilizados casos clínicos. Apos apresentação do caso clinico pelo docente, serão criados grupos de trabalho sempre que passive/ pluridisciplinares, que terão que responder a um grupo de questões concretas, atestando o nível de evidencia que suporte a resposta dada. No final, cada grupo apresentara a resposta dada as várias questões para serem discutidas com os restantes docentes e discentes. Complementarmente serão escolhidos e distribuídos artigos chave em cada uma das áreas que deverão ser trabalhados e apresentados de forma critica pelos vários grupos. Haverá pois au/as teóricas, teórico práticas e praticas (sessões de Jornal Club e discussão de casos clínicos). A avaliação integra dais elementos: - Trabalhos de grupo de aplicação dos conhecimentos, com casos clínicos- Ponderação 20% - Teste escrito - Ponderação 80%