Disciplina Curricular

Nutrição e saúde materno-infantil Nesm

Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - Despacho nº3562/2024

Contextos

Grupo: Despacho nº3562/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos Gerais: Adquirir conhecimentos sobre: Nutrição materno-infantil; Metodologias de avaliação/intervenção nutricional em idade pediátrica. Específicos: Adquirir conhecimentos em idade pediátrica sabre: necessidades nutricionais (evidência, prática, recomendações internacionais), desenvolvimento de competências alimentares e padrões de crescimento; metodologias de avaliação nutricional; modalidades de intervenção; contextos de risco nutricional; especificidades nutricionais na doença crónica (necessidades, avaliação, intervenção e motorização); Desenvolver capacidade para elaborar pianos nutricionais e estudos de avaliação de risco nutricional. Competências em idade pediátrica: aplicação de metodologias de avaliação nutricional; reconhecimento das especificidades nutricionais da criança saudável/doente; reconhecimento de contextos de risco nutricional e elaboração de propostas de intervenção nutricional ;elaboração de estudos de avaliação de risco nutricional.

Programa

Nutrição materno infantil; Nutrição materno fetal; Programação metabólica e nutrigenómica; Risco e aconselhamento nutricional na gestação; Necessidades nutricionais no RN; Relevância do aleitamento materno; Necessidades nutricionais e padrões de crescimento; Desenvolvimento de competências alimentares; Fórmulas lnfantis; Alimentação complementar; Padrões alimentares; Dietas pediátricas lmpacto da nutrição na prevenção de doença em idade adulta. Avaliação e intervenção nutrição em idade pediátrica A historia alimentar; Exame físico, antropometria e índices nutricionais; Estudo da composição corporal; Princípios de intervenção nutricional; Modalidades; Componentes RISCO NUTRICIONAL E NUTRlÇÃO EM PATOLOGIA PEDIÁTRICA: má nutrição; Espectro clínico, avaliação e intervenção nutricional; Défices seletivos; Perturbações do comportamento alimentar; Anorexia I Bulimia; Excesso de peso/obesidade; Síndrome metabólico: intervenção; Nutrição na doença pediátrica Reconhecer e intervir em diversas patologias

Métodos de ensino e avaliação

METODOLOGIA DE ENSINO: O ensino comporta: - Aulas Teóricas - Aulas Teórico-Práticas, com sessões interativas de Casos Clínicos e PainÉis com Discussão (apresentação e discussão de Artigos, protocolos, revisão de guidelines), Nalguns casos poderá ser utilizado o ensino por pequenos grupos. Aulas teóricas e teórico-práticas: São aulas plenárias, de frequência voluntária. Tem duração máxima de 50 minutos. lncidem sobre os aspetos mais relevantes dos temas a tratar, não abordando exaustivamente toda a matéria. Serão disponibilizados sumários e handouts para cada aula. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL (1h): Teste escrito com a duração de 1 hora (20 questões de escolha múltipla, classificação mínima para aprovação: 9.5 - 20 valores)

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre