Disciplina Curricular

Nutrição na obesidade, diabetes e doença cardiovascular Nnodedc

Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - Despacho nº3562/2024

Contextos

Grupo: Despacho nº3562/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da unidade curricular o estudante deve estar apto a: • Conhecer e aplicar os aspetos práticos subjacentes à obesidade infantil; • Conhecer a eficácia de metodologias nutricionais específicas para prevenção e tratamento da obesidade; • Conhecer os métodos cirúrgicos de tratamento de obesidade e implicações alimentares e nutricionais em função dométodo a aplicar; • Identificar os fatores de risco dietéticos para o desenvolvimento doença cardiovascular; • Conhecer e aplicar a dietoterapia na prevenção e tratamento da obesidade, diabetes e doença cardiovascular; • Conhecer e aplicar, através de casos práticos, as estratégias de suporte nutricional ajustadas a cada patologia de formaindividual ou concomitantemente.

Programa

Obesidade: Obesidade infantil – aspetos práticos Tratamento cirúrgico da obesidade Abordagem motivacional no tratamento obesidade Dietoterapia na obesidade Dietoterapia no tratamento cirúrgico da obesidade Metodologias nutricionais específicas na prevenção e tratamento da obesidade: Dietas hiperproteicas Atividade física no tratamento da obesidade Diabetes: Implicações clínicas da Diabetes e sua relação com a nutrição Dietoterapia da Diabetes adaptada a cada situação clínica Doença Cardiovascular: Patologia cardiovascular e nutrição Fatores de risco cardiovascular e relação com a obesidade Padrões dietéticos e risco cardiovascular: o caso da dieta Mediterrânica Dietoterapia adaptada às doenças cardiovasculares Realização de casos clínicos adaptados a cada patologia e coexistência de patologias

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular será avaliada em momento de avaliação único, que consiste num teste individual escrito que terá umaponderação total na nota final da unidade curricular.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre