Disciplina Curricular
Nutrição artificial, cirurgia e cuidados intensivos Naceci
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - Despacho nº3562/2024
Contextos
Grupo: Despacho nº3562/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante no final da unidade ter capacidade para: - Dar parecer ou prescrever nutrição artificial, com conhecimento das indicações e contra indicações; - Discutir casos clínicos na perspetiva dos principais efeitos e complicações da nutrição parenteral e enteral;. - Dar parecer sobre as vantagens e inconvenientes das diferentes vias de administração dos produtos - regras de decisão em nutrição artificial - Resolver problemas práticos e controversos relacionados com a nutrição em cuidados intensivos, nomeadamente a imunonutritação/ glutamina; - Emitir parecer sobre suporte nutricional no peri-operatório, nomeadamente em doentes com cirurgia digestiva - Programa ERAS
Programa
NUTRlÇÃO ARTIFICIAL, ENTER/CA E PARENTERICA - Nutrição enterica (NE): Definir;ao, indicar;oes e vias; normas de administração e complicações - Nutrição Parenterica (NP) - Fundamentos, indicações e complicações - Emulsoes lipidicas - efeitos metab61icos e imuno/6gicos - Journal Club: SUPORTE NUTRICIONAL NO PERI-OPERATÓRIO - Fluidos no peri-operat6rio: coloides ou cristaloides? - Programa ERAS em cirurgia digestiva - rationale metabólico - Suporte nutricional em cirurgia oncol6gica digestiva- enterica vs parenteral, imunonutrição vs dietas polimericas - Apresentação e discussão de casos clínicos e Journal Club SUPORTE NUTRICIONAL NO DOENTE CRÍTICO - Consequências metabólicas e timing para iniciar o suporte Nutricional no doente crítico - NE vs NP - regras de decisão; NE no doente ventilado - indicação da sonda jejuna/ - Tipos de fórmulas e importância dos micronutrientes; Nutrição do doente crítico obeso - Glutamina no doente crítico
Métodos de ensino e avaliação
Tai como nas restantes Unidades Curriculares optou-se pelo método de ensino por problema. Serão utilizados casos clínicos. Apos apresentação do caso clinico pelo docente, serão criados grupos de trabalho sempre que passive/ pluridisciplinares, que terão que responder a um grupo de questões concretas, atestando o nível de evidencia que suporte a resposta dada. No final, cada grupo apresentara a resposta dada as varias questões para serem discutidas com os restantes docentes e discentes. Complementarmente serão escolhidos e distribuídos artigos chave em cada uma das áreas que deverão ser trabalhados e apresentados de forma critica pelos vários grupos. Haverá pois aulas teóricas, teórico práticas e práticas (sessões de Journal Club e discussão de casos clínicos). A semelhança de outras Unidades curriculares a avaliação integrara dois elementos: - Trabalhos de grupo de aplicação prática dos conhecimentos, com casos clínicos - Ponderação 20% - Teste escrito - Ponderação 80%