Disciplina Curricular

Nutrição Nutri

Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013

Contextos

Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta unidade curricular pretende-se - Desenvolver conhecimentos gerais de Nutrição e Dietética no contexto do individuo sem patologia; - Reconhecer e identificar conceitos chave da nutrição o que estabelecem as normas e adequação de consumo dos diferentes nutrientes; - Descrever o processo metabólico dos diferentes nutrientes; - ldentificar os factores alimentares e outros que condicionam a biodisponibilidade dos nutrientes; - Reconhecer a importiincia de nutrienteslalimentos funcionais no contexto da alimentação actual; - Avaliar a importância de factores que condicionem a utilidade deste tipo de nutrientes; - Desenvolver analise crítica acerca dos benefícios dos nutrientes/alimentos funcionais; - identificar e reconhecer características nutricionais de dietas "alternativas" praticadas pelos indivíduos da sociedade actual.

Programa

Serão abordados aspectos relacionados com a fisiologia nutricional, nomeadamente: estrutura e função do TGI: digestão, absorção., transporte e exercício de nutrientes e também o papel do TGI na regulação metab6lica e hormonal do individuo. Será abordado o conceito de energia, nomeadamente: o equilíbrio e gasto energético e suas implicações nas necessidades energéticas. Nesta UC inclui-se também a abordagem à classificação, metabolismo e necessidades nutricionais dos nutrientes, incluindo as proteínas, lípidos, glícidos, fibra, vitaminas, minerais e alcool. São desta UC o aprofundamento do conhecimento dos nutrientes funcionais/nutraceuticos e dos alimentos que os possuem. Serão estudados os seus efeitos fisiol6gicos no organismo e debatida a eventual necessidade do recurso a suplementação. Os padrões alimentares alternativos, como o padrão macrobiótico ou vegetariano serão igualmente abordados, descrevendo as suas implicações nutricionais e respectivos défices/benefícios nutricionais.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular e composta por duas metodologias de ensino. Serao apresentados os temas de uma forma inicial numa vertente essencialmente teórica, a qual seguirá uma abordagem com maior componente teórico-pratico, com recurso a metodologias de ensino por problemas, com recurso a situações em contexto real. A metodotogia de avaliação aplicar pretende avaliar as competencias adquiridas em ambas as metodologias. A unidade curricular será avaliada por dois momentos distintos - um momento de avaliação individual escrito e um momenta de avaliação de trabalho de grupo. O momento de individual escrito terá uma ponderação de cinquenta por cento na nota final da unidade curricular e o trabalho de grupo completará aos outros cinquenta por cento da nota final a unidade curricular.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2016/2017 - 1 Semestre