Disciplina Curricular

Nutrição e saúde materno-infantil Nsm-I

Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013

Contextos

Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos Gerais:Adquirir conhecimentos sobre: Nutrição materno-infantil; Metodologias de avaliação/intervenção nutricional em idade pediátrica.Específicos:Adquirir conhecimentos em idade pediátrica sabre: necessidades nutricionais (evidência, prática, recomendaçõeses internacionais), desenvolvimento de competências alimentares e padrões de crescimento;metodologias de avaliação nutricional;modalidades de intervenção ;contextos de risco nutricional;especificidades nutricionais na doença crónica (necessidades, avaliação, intervenção e motorização);Desenvolver capacidade para elaborar pianos nutricionais e estudos de avaliação de risco nutricional. Competências em idade pediátrica: aplicação de metodologias de avaliação nutricional;reconhecimento das especificidades nutricionais da criança saudável/doente; reconhecimento de contextos de risco nutricional e elaboração de propostas de intervenção nutricional ;elaboração de estudos de avaliação de risco nutricional.

Programa

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL Nutrição materno fetal; Programação maetabólica e nutrigenómica; Risco e aconselhamento nutricional na gestação;Necessidades nutricionais no RN;Relevância do aleitamento materno;Necessidades nutricionais e padrões de crescimento;Desenvolvimento de competências alimentares;Fórmulas lnfantis;Alimentação complementar;Padrões alimentares;Dietas pediátricas lmpacto da nutrição na prevenção de doença em idade adulta. AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM IDADE PEDIÁTRICA A historia alimentar;Exame fisico, antropometria e indices nutricionais;Estudo da composiqao corporal;Principios deintervenção nutricional;Modalidades;Componentes RISCO NUTRICIONAL E NUTRlÇÃO EM PATOLOGIA PEDIÁTRICA:MÁ nutrição;Espectro clínico, avaliação e intervenção nutricional;Defices selectivos;Perturbações do comportamento alimentar;Anorexia I Bulimia;Excesso de peso/obesidade;Sindrome metabólico:intervenção;Nutrução na doença pediátrica Reconhecer e intervir em diversas patologias

Métodos de ensino e avaliação

METODOLOGIA DE ENSINO: O ensino comporta: - Aulas Teóricas - Aulas Teórico-Práticas, com sessães interactivas de Casos Clínicos e Paineis com Discussao (apresentação e discussão de Artigos, protocolos, revisao de guidelines), Na/guns casos podera ser utilizado o ensino por pequenos grupos. Aulas teóricas e teórico-práticas: Sao aulas plenárias, de frequência voluntária. Tern duração máxima de 50 minutos. lncidem sobre os aspectos mais relevantes dos temas a tratar, não abordando exaustivamente toda a matéria. Serão disponibilizados sumários e handouts para cada aula. METODOLOGIA DE AVALIA9AO AVALIAÇÃO FINAL (1h): Teste escrito com a duração de 1 hara (20 questões de escolha múltipla, classificação mínima para aprovação: 9.51 20 valores)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2016/2017 - 2 Semestre