Disciplina Curricular
Saúde pública e nutrição Spn
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular o estudante deve estar apto a: Definir promoção da saúde e identificar os seus componentes e princípios subjacentes à prática; Conhecer metodologias de planeamento associadas à saúde e promoção da saúde; Efetuar diagnóstico em saúde de uma comunidade; Conhecer o enquadramento legal das atribuições dos serviços de saúde e do poder local num contexto de saúde pública; Avaliar processo, resultados e efetividade de um programa de intervenção em promoção da saúde; Conhecer as teorias explicativas de mudança de comportamentos e a importância das condições ambientais para aconcretização e sustentabilidade; Conhecer os elementos essenciais para a capacitação, educação alimentar e mudança organizacional; Conhecer os problemas emergentes em Saúde Pública e Nutrição; Conhecer o papel da efetividade da comunicação em saúde pública e nutrição.
Programa
• Promoção da saúde: conceitos, princípios e especificidades da intervenção • Determinantes da saúde, desigualdades em saúde e medidas corretivas • Enquadramento internacional e nacional das prioridades em Saúde Pública e Nutrição • Metodologias de planeamento em promoção da saúde e suas especificidades • Literacia em saúde e capacitação • Intervenção participada e base comunitária • Nutrigenómica e saúde pública • Nutrição e envelhecimento • Urbanização e nutrição • Política e sustentabilidade alimentar • A estratégia global sobre a alimentação e atividade física • A importância da epidemiologia nutricional: métodos epidemiológicos e interpretação epidemiológica • Monitorização e vigilância nutricional
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular será avaliada em momento de avaliação único, que consiste num teste individual escrito que terá umaponderação total na nota final da unidade curricular.