Disciplina Curricular
Seminário Semin
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de seminarios esta organizada por módulos, apresentando uma estrutura programatica dinâmica versando temas da actualidade com o objectivo de proporcionar aos estudantes conhecimentos em áreas emergentes no contexto da nutrição clínica, novas abordagens terapeuticas, inovação nos metodos de identificação e avaliação de risco, nutrição e genetica, segurança do doente, qualidade nos serviços de saude entre outras. Além do corpo docente do mestrado serao convidados docentes e especialistas de reconhecido merito nacionais e internacionais nas diferentes áreas nacionais.
Programa
Esta unidade curricular esta organizada de modo poder responder a expectativa da populaçaao alvo. A nutrição clínica e uma area emergente encontrando-se em permanente atualiza,;ao. Deste modo e indispensavel estruturar uma unidade curricular que possa incluir tematicas e abordagens novas. Sao conteudos programaticos obrigatórios a nutrigenetica e a nutrigen6mica, etica em saude, etica no suporte nutricional, avalia,;ao e segurança do doente, qualidade nos servi,;os de saude, implementa,;ao de sistema da qualidade nos servi,;os de alimentação e nutrição. Tematicas especificas como a nutri,;ao no desporto, suplementação nutricional, aplicação de terapeuticas nao convencionais e nutrição serão temáticas planeadas para serem lecionadas na unidade curricular de Seminarios.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular e composta por uma metodologia de ensino tipo Seminario. Pretende-se que a atividade de ensino e de aprendizagem decorra em sala de aula, e tem como finalidade a abordagem e discussão de temas especificos. O corpo docente tem como base professores das unidades organicas mas conta com a participa,;ao de docentes elou especialistas convidados. O modelo de ensino sera centrado no estudante sendo convidados a participar de forma ativa no processo ensino-aprendizagem. A avaliar;ao sera realizada por um trabalho escrito numa das tematicas abordadas devendo o estudante demonstrar as competencias adquiridas num contexto real com aplicar;ao pratica na nutrir;ao clinica. Este instrumento tern a ponderar;ao de cem pore cento da classificar;ao final, podem ser equacionada a discussao oral da proposta com o estudante de forma potenciar o conhecimento adquirido.