Disciplina Curricular
Nutrição artificial, cirurgia e cuidados intensivos Naccint
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante no final da unidade ter capacidade para: - Dar parecer ou prescrever nutritção artificial, com conhecimento das indicaqoes e contra-indicaqoes; - Discutir casos clfnicos na perspectiva dos principais efeitos e complicações da nutrição parenterica e enterica; - Dar parecer sobre as vantagens e inconvenientes das diferentes vias de administraqao dos produtos - regras de decisao em nutrição artificial - Resolver problemas práticos e controversos relacionados com a nutriqao em cuidados intensivos, nomeadamente a imunonutritação/ g/utamina; - Emitir parecer sobre suporte nutricional no peri-operatório, nomeadamente em doentes com cirurgia digestiva - Programa ERAS
Programa
NUTRlÇÃO ARTIFICIAL, ENTER/CA E PARENTERICA - Nutrição enterica (NE): Definir;ao, indicar;oes e vias; normas de administrar;ao e complicar;oes - Nutrição Parenterica (NP) - Fundamentos, indicaqoes e complicaqoes - Emulsoes lipidicas - efeitos metab61icos e imuno/6gicos - Journal Club: SUPORTE NUTRICIONAL NO PERI-OPERATÓRIO - Fluidos no peri-operat6rio: coloides ou cristaloides? - Programa ERAS em cirurgia digestiva - rationale metab6/ico - Suporte nutricional em cirurgia oncol6gica digestiva- enterica vs parenterica, imunonutriqao vs dietas polimericas - Apresentar;ao e discussão de casos clfnicos e Journal Club SUPORTE NUTRICIONAL NO DOENTE CRÍTICO - Consequencias metabólicas e timing para iniciar o suporte Nutricional no doente crítico - NE vs NP - regras de decisão; NE no doente ventilado - indicaqao da sonda jejuna/ - Tipos de fórmulas e importancia dos micronutrientes; Nutrição do doente crítico obeso - Glutamina no doente crÍtico
Métodos de ensino e avaliação
Tai como nas restantes Unidades Curriculares optou-se pelo metodo de ensino por problema. Serao utilizados casos clinicos. Apos apresentac;ao do caso clinico pelo docente, serao criados grupos de trabalho sempre que passive/ pluridisciplinares, que terao que responder a um grupo de questoes concretas, atestando o nivel de evidencia que suporte a resposta dada. No final, cada grupo apresentara a resposta dada as varias questoes para serem discutidas com os restantes docentes e discentes. Complementarmente serao escolhidos e distribuidos artigos chave em cada uma das areas que deverao ser trabalhados e apresentados de forma critica pelos varios grupos. Havera pois aulas teóricas, teorico prticas e práticas (sessoes de Journal Club e discussao de casos clinicos). A semelhanc;a de outras Unidades curriculares a avaliação integrara dois elementos: - Trabalhos de grupo de aplicacão prática dos conhecimentos, com casos clinicos - Ponderação 20% - Teste escrito - Ponderação 80%