Disciplina Curricular
Psicologia da nutrição Pn
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, o estudante, deve demonstrar ter conhecimento dos aspectos psicológicos associados ao comportamento alimentar sabendo integrá-los na sua intervenção clínica. Espera-se, assim, que consiga identificar aspectos psicológicos associados a alimentação e a situações de risco de perturbação alimentar numa abordagem de prevenção primaria secundária e terciária. Simultaneamente espera-se que consiga desenvolver estrategias de intervenção de redução desses factores de risco, ao nivel das suas funções na equipa de saúde onde esta integrado. A este objectivo associa-se, como complementar, o desenvolvimento de competências de comunicacão. Espera-se, assim, que os formandos aumentem os seus conhecimento e desenvolvam competências facilitadoras da comunicação com doentes e familiares, quer em fase de avaliação e identificação de factores de risco, quer na fase de tratamento e especificamente na adesão a dietoterapia
Programa
Esta unidade curricular estrutura-se em 4 pontos principais: abordagem psicol6gica da nutrição; aspectos psicol6gicos da nutrição na sua vertente comportamental; e na vertente cognitiva e emocional; e competências comunicacionais facilitadores do processo de atendimento, de promoção da mudança e de adesão dos doentes ao tratamento e a dietoterapia:1 - Aspectos psicol6gicos do comportamento alimentar 1.1. Dimensão biopsicol6gica 1.2. Dimensão do self 1.3. Dimensão ecol6gica 2 - Perspectiva comportamental e processo de mudança 2.1. Aprendizagem do comportamento alimentar 2.2. Estratégias Comportamentais de promoqiio da adesiio a dietoterapia .Perspectiva cognitiva e emocional 2.3. Sistema familiar e desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar 2.4. Congnição, emoção e alimentação 3.2. Estrategias cognitivas de promoqiio de adesiio a dietoterapia 3 - Competencias comunicacionais em dietetica 3.1. Entrevista motivacional 3.2. Treino de competências comunicacionais
Métodos de ensino e avaliação
Para além da metodologia expositiva em que serão transmitidos conhecimentos derivados de estudo e reflexão obre as correntes mais recentes das temáticas a ser abordadas sera dado primazia como método de ensino de interaçao e promoçao do desenvolvimento atravás da análise e discussão de casos; a explorar;iio de soluções para a resolução de situações problemticas; o role-playing e o ensaio de atitudes Define-se como Metodologia de avaliação: A avaliação integra dois elementos: - Trabalhos de grupo de aplicac;ao pratica dos conhecimentos. Os grupos nao deverao ser constituidos por mais de tres elementos - Ponderação 60% - Testes escrito - Ponderação 40%