Disciplina Curricular
Nutrição na doença gastrenterológica Ndg
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante no final da unidade curricular, deve: Adquirir formação básica estruturada sobre nutrição em patologia gastrenterológica; - ldentificar os factores de risco dietéticos para o desenvolvimento de doenças gastrenterológica, nomeadamente doença inflamatória intestinal (DI/), doença pancreática e doença hepática; - Conhecer as estratégias de suporte nutricional nas diferentes situações clinicas, com enfoque especial na DI/, na doença hepática e na doença pancreática.
Programa
Nutrição como forma de prevenção na doença GASTRO-INTESTINAL Dieta como factor de risco ou de prevenção, Doença de refluxo e Litiase biliar, doença diverticular, polipos cancro do colon e esteatose hepática. DOENçA INFLAMATORIA DO INTESTINO (DI/) Tipos de DI/. Factores etiológicos -ambientais (nutrição) e genéticos. Estado nutricional nas DI/ - carencias ou excessos? lmplicac;oes do estado de nutrição na fisiopatologia da doença. Nutrientes funcionais - imunonutrição- qua/ o papel na DI/ ? DOENÇAS DO PANCREAS: Vias de nutrição, Pre-probioticos na pancreatite aguda. Pancreatite cronica - fisiopatologia/ consequencias nutricionais PATOLOGIA HEPATOBILIAR Tipos de doenc;as hepatobiliares, e implicac;oes nutricionais. Figado gordo niio alcoolico. Aconselhamento dietetico na cirrose hepatica, e nas situacões especificas de ascite, encefalopatia. Carencias especificas: doenc;as colestaticas e deficiencias vitaminicas. Risco nutricional pre-transplante. Consumo de alcool e riscos de doença.
Métodos de ensino e avaliação
Tais coma nas restantes Unidades Curriculares optou-se pelo método de ensino por problema. Serão utilizados casos clínicos. Apos apresentação do caso clinico pelo docente, serão criados grupos de trabalho sempre que passive/ pluridisciplinares, que terão que responder a um grupo de questões concretas, atestando o nível de evidencia que suporte a resposta dada. No final, cada grupo apresentara a resposta dada as várias questões para serem discutidas com os restantes docentes e discentes. Complementarmente serão escolhidos e distribuídos artigos chave em cada uma das áreas que deverão ser trabalhados e apresentados de forma critica pelos vários grupos. Haverá pois au/as teóricas, teórico práticas e praticas (sessões de Journal Club e discussão de casos clínicos). A avaliação integra dais elementos: - Trabalhos de grupo de aplicação dos conhecimentos, com casos clínicos- Ponderação 20% - Teste escrito - Ponderação 80%