Disciplina Curricular
Tecnologias de informação e comunicação em saúde Tics
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular o estudante deve estar apto a: - Conhecer as tecnologias de informação e comunicação com aplicação na saúde. - Reconhecer a importância da aplicação das tecnologias de informação e comunicação na saúde. - Conhecer os aspetos legais da aplicação das tecnologias de informação e comunicação na saúde. - Identificar sistemas e tecnologias de informação em saúde. - Aplicar as tecnologias de informação e comunicação na gestão de projetos em saúde - Conhecer plataformas eletrónicas no âmbito da saúde e nutrição. - Desenvolver autonomia na aplicação de softwares de avaliação e cálculo nutricional - Reconhecer a importância da comunicação e networking em saúde. - Reconhecer as tecnologias de informação e comunicação como ferramenta no combate às desigualdades em saúde.
Programa
Utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no serviço nacional de saúde Aplicação das TIC na saúde: cuidados de saúde primários; diagnóstico e terapêutica; na saúde global. Implicações e desafios das TIC na Saúde.Aspetos legais das TIC na SaúdeE-Saúde (e-health): redes de informação ecomunicação, portais de saúde, telemedicina, promoção e prestação de serviços, e empowerment do utente; gestão desistemas e tecnologias de informação em saúde e de projetos de informação em saúde; recursos e dispositivostecnológicos com aplicação na saúde (PDA, tablet) Aplicações informáticas no âmbito da nutriçãoSoftwares de cálculo nutricional: características e funcionalidades naavaliação e cálculo nutricional; cálculo de necessidades nutricionais, cálculo nutricional. Aplicação prática em laboratório;dispositivos tecnológicos com aplicação na nutrição humana e nutrição clínica Media e comunicação em saúde:estratégias de marketing comportamento do consumidor. Networking em saúde.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de avaliaqao basear-se-a em dois momentos distintos. Um composto por teste escrito com recurso a tratamento estatistico de dados que representara cinquenta par cento da nota e um segundo que consistira na análise crítica de um artigo no ambito da nutrit;ao baseada na evidencia que tera igualmente uma ponderaqao de cinquenta par cento da nota final.