Disciplina Curricular
Metodologias de investigação e bioestatística Mib
Mestrado Bolonha em Nutrição Clínica - 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº 1979/2013 - Desde 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante no final da unidade curricular, deve: - Adquirir uma solida formação cientifica e tecnica, de nivel superior, no ambito das metodologias de investigação e bioestatfstica; - Ser capaz de conceber, inovar e criticar um protocolo estágio, e de investigacão no ambito da sua area cientffica de estudo e em especial de nutric;ao clfnica; - Utilizar o software SPSS para tratamento de dados (construção de ficheiros, classificacão das variaveis, recodificac;ao, criac;ao de novas variaveis, apresentac;ao de resultados quer na forma grafica quer tabular, utilizac;ao de procedimentos estatfsticos variados e adequados aos objectivos do projecto de investigação); - Analisar resultados, produzidos pelo SPSS, respondendo adequadamente as questoes colocadas no projecto de investigação; - Autonomia no ambito do tratamento e análise de dados, demonstrando capacidade critica e iniciativa cientifica.
Programa
Modulo A Metodologias qualitativas e quantitativas Especificidade das abordagens quantitativa e qualitativa em saude e nutric;ao Tipos de estudos Linhas de investigac;ao em nutriçãao clfnica. Tipologias de estudos mais frequentes Evidencia cientifica Etapas de um processo de investigac;ao Elaborac;ao de um projeto de investigação Normas para a redação e apresentaçãode trabalhos cientfficos Protocolo, artigo científico e relat6rio Etica em investigação Avaliac;ao da qualidade de uma investigação Modulo B Vocabulário estatistico Análise exploratória de dados lnferência estatistica Análise Factorial Análise Factorial em Componentes Principais Consistencia interna: Alpha de Cronbach Regressao Regressão linear Regressao logística Aplicação informática: SPSS Criacão de uma base de dados Lógica e funcionamento do SPSS Criação de "outputs" no SPSS de forma a responder aos objectivos do projecto de investigação lnterpretação dos "outputs" do SPSS
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino desta unidade de curricular contempla aulas teórico práticas e práticas laboratoriais. Pretende-se que nas aulas TP sejam leccionados os topicos essencialmente conceptuais no ambito da investigaqao e biostatistica, com recurso ainda a resoluqao de problemas e analise crítica de artigos. As aulas com tipologia prática serao direccionadas para a prática estatistica no software SPSS, incluindo aqui, sempre que se considerar oportuno a metodologia par Problem Based Learning (PBL). A metodologia de avaliaqao basear-se-a em dois momentos distintos. Um composto por teste escrito com recurso a tratamento estatistico de dados que representara cinquenta par cento da nota e um segundo que consistira na análise crítica de um artigo no ambito da nutrit;ao baseada na evidencia que tera igualmente uma ponderaqao de cinquenta par cento da nota final.