Disciplina Curricular
Funções Cognitivas FCogni
Doutoramento Bolonha em Neurociências - 3_Ciências Biomédicas_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Ciências Biomédicas_2020/2021 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º ano
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Objectivo desta Unidade Curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e experiência que lhes permitam raciocinar e questionar diferentes aspectos da Cognição Humana, nomeadamente: 1. As Bases biológicas do funcionamento cognitivo (Linguagem, Memória e Funçõe s Executivas) no adulto saudável, durante o envelhecimento, em circunstâncias de privação sensorial e na doença. 2. Os Métodos e técnicas disponiveis para investigação nesta área. 3. As patologias neurológicas que comprometem as funções cogniti vas e que constituem modelo para a compreensão da organização do sistema cognitivo. 4. A plasticidade para a recuperação e reorganização funcional do sistema nervoso. Efeito da estimulação ambiental e da reabilitação na organização funcional. 5. Impacto das perturbações da Cognição na autonomia e qualidade de vida e aspectos Éticos da investigação em disfunções cognitivas que envolvem perda da capacidade de decisão.
Programa
O programa inclui: a)Seis seminários: - Introduction to Co gnitive Functions: Language Organization, Aphasia and Alexia - Cognitive abilities in exceptional circumstances: Language without sound percep tion - Executive functions: Decision making in normal and pathologic conditions. - Episodic Memory - Functional Brain i maging - Cognitive rehabilitation b) Apresentação individu al e discussão de artigos em Journal Club, seleccionados num repositorio de artigos recentes que permitem discutir varios temas e raciocinar sobre aspectos de método. c) Visita ao Laboratório com observação de uma avaliação neuropsicologica levando à elaboração de um relatório sobre o caso observado com uma breve revisão dos metodos de avaliação.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino é ministrado em diferentes formatos a) Aulas interativas, abertas à intervenção e participação dos alunos. b) Apresentação supervisionada de artigos em Journal club, selecionados por sua relevância metodológica que sejam criticamente avaliados de acordo com uma grelha por investigadores seniores e estudantes de doutoramento. c) Visita ao laboratório onde os alunos participam da observação dos pacientes e discutem com um profissional (psicólogo, fonoaudiólogo ou neurologista). Esta avaliação é apresentada criticamente em um relatório escrito que é classificado por dois avaliadores independentes. d) Os alunos que desenvolvem a sua dissertação nesta área têm reuniões tutoriais individuais com o orientador e participar de reuniões regulares do Laboratório.