Disciplina Curricular
Neurociências Computacionais NComp
Doutoramento Bolonha em Neurociências - 3_Ciências Biomédicas_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Ciências Biomédicas_2020/2021 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º ano
Período:
Peso
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As neurociências computacionais utilizam modelos matemáticos e computacionais para compreender o cére bro a múltiplos níveis de análise: da biofísica do neurónio às interacções entre áreas cerebrais, estendendo-se até ao comportamento. Nesta unidade curricular, os(as) alunos(as) irão: - Aprender como técnicas computacionais podem ser utilizadas p ara modelar neurónios, redes neuronais e as bases neuronais do comportamento; - Conhecer desenvolvimentos recentes na aplicação destas técnicas às doenças neurológicas e psiquiátricas; - Adquirir experiência na implementação de simulações simples; - Adquirir experiência na utilização de modelos para analisar resu ltados empíricos. Ao concluir a unidade, os(as) alunos(as) (1) compreenderão a importância e vastidã o das neurociências computacionais, (2) serão capazes de utilizar métodos e modelos computacionais simples e (3) saberão identificar a aplicabilidade das neurociências computacionais a problemas com os quais se possam deparar.
Programa
Aulas teóricas (2 hrs cada) Aula teórica 1: Porquê as n eurociências computacionais? Modelos computacionais do neurónio Aula teórica 2: Modelos computacionais de redes neuronais e do comportamento Aula teórica 3: Abordagens computacionais às doenças neurológicas e psiquiátri cas Aulas teórico-práticas (2 hrs cada) Aula prática 1: Modelação do neuró nio Aula prática 2: Modelação de redes neu ronais Aula prática 3: Fitting de modelos a dados em píricos comportamentais Seminários (2 hrs cada) Seminário 1: Utilização d e técnicas computacionais para integrar múltiplos níveis de análise nas neurociências (journal club) Seminário 2: A plicações das neurociências computacionais (journal club)
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular inclui três aulas teóricas, trê s aulas teórico-práticas e dois seminários (cada qual com duração de 2 horas). As aulas teóricas introduzem técnicas e modelos que os(as) alunos(as) exploram depois computacionalmente nas aulas práticas. Os seminários versam temas conceptuais mais gerais, utilizando um formato de journal club para que os(as) alunos(as) abordem esses temas de forma activa. A avaliação baseia-se nas apresentações e discussões durante os journal clubs. É obrigatória a presença em pelo menos duas das três aulas práticas.