Disciplina Curricular
Terapêutica em Cancro: Diretrizes e o Tratamento Multidisciplinar TeCDeoTM
Mestrado Bolonha em Oncobiologia - 2_Despacho nº5325/2023- Desde 2023/2024
Contextos
Grupo: 2_Despacho nº5325/2023- Desde 2023/2024 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir conhecimentos sobre acesso às principais guidelines terapêuticas e sua aplicação a casos concretos. Reconhecer o contributo da investigação médica na actualização de guidelines e percepcionar áreas/questões não resolvidas e que devem ser objecto de investigação.
Programa
O desenvolvimento de guidelines terapêuticas no cancro como âmbito priveligiado para o exercício da medicina baseada na evidência. Serão apresentadas guidelines representativas dos maiores grupos nosológicos: cancro colorectal; cancro da próstata; cancro da mama; cancro do pulmão. Importância da multidisciplinaridade no tratamento do cancro: impacto na sobrevivência e qualidade de vida. Racional para actuação conjunta (simultânea ou sequencial) de diferentes terapêuticas. Importância da individualização terapêutica no contexto de um exercício multidisciplinar da oncologia. Papel da biologia e da farmacogenética neste contexto.
Métodos de ensino e avaliação
O nosso objectivo é ter um curso tutorial, centrado nos alunos. As unidades curriculares do Mestrado aqui proposto seguem uma metodologia comum. Não duram o semestre inteiro, pelo contrário funcionarão como módulos. Estes módulos são cursos curtos e intensivos (2-3 dias), onde são apresentados e discutidos com os alunos os conteúdos programáticos. A partir daqui os alunos decidem quais os temas que querem aprofundar, e para isso podem sempre recorrer ao grupo de tutores (docentes coordenadores), podendo desde logo começar a pensar e desenhar no seu projecto/trabalho final. No final da unidade há uma avaliação por exame escrito (e se necessário oral). Paralelamente, as unidades de “Journal Club” e “Oncology Series” pretendem integrar os conhecimentos, pelo que nestas a avaliação será através da escrita e/ou revisão de artigos e projectos de investigação. Os alunos têm também de demonstrar que conseguem integrar e utilizar os conhecimentos adquiridos.