Disciplina Curricular

Biologia Molecular e Expressão Génica BMEG

Mestrado Bolonha em Oncobiologia - 1_Despacho nº13536/12 - Desde 2012/13

Contextos

Grupo: 1_Despacho nº13536/12 - Desde 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender os mecanismos de regulação da actividade génica e como as networks/redes genéticas se estabelecem e determinam programas responsáveis pela manutenção e diferenciação de células e tecidos. Será dada particular relevância a como a desregulação da expressão génica, por alteração genética e/ou epigenética, promove a emergência do fenótipo maligno, a sua manutenção, e a sua subsequente modificação/adaptação durante a progressão da doença oncológica. Também particular relevância a como a manipulação da expressão génica é usada com fins terapêuticos no cancro. No seu conjunto, os conhecimentos e capacidades a adquirir nesta unidade curricular deverão conduzir a uma melhor compreensão de como a prática clínica (diagnóstico, terapêutica..) e a investigação em oncologia podem beneficiar de conhecimento mais profundo dos aspectos fundamentais da expressão génica.

Programa

1. Expressão génica – dos genes e genomas às funções celulares: Transcrição em eucariotas, basal e regulada. Relevância da cromatina. O que acontece às mensagens dos genes após a sua transcrição. Como as mensagens génicas são interpretadas pela célula e como influenciam o funcionamento celular. Como se estuda a expressão génica; abordagens de grande- e pequena- escala. 2. Coordenação da expressão génica: Como se estabelece, e é regulada, a coordenação entre a transcrição, o processamento do RNA e a síntese/degradação de proteínas. 3. Programas de expressão génica e networking genético: O que são programas de expressão génica. Como os programas de expressão génica coordenam e controlam multiplas funções celulares para originar fenótipos e fenómenos como propriedades emergentes. Como programas de expressão génica e networking genético alterados originam o fenótipo maligno, e como o seu conhecimento pode ser utilizado no planeamento de fármacos, testes diagnósticos e no progóstico clínico

Métodos de ensino e avaliação

O nosso objectivo é ter um curso tutorial, centrado nos alunos. As unidades curriculares do Mestrado aqui proposto seguem uma metodologia comum. Não duram o semestre inteiro, pelo contrário funcionarão como módulos. Estes módulos são cursos curtos e intensivos (2-3 dias), onde são apresentados e discutidos com os alunos os conteúdos programáticos. A partir daqui os alunos decidem quais os temas que querem aprofundar, e para isso podem sempre recorrer ao grupo de tutores (docentes coordenadores), podendo desde logo começar a pensar e desenhar no seu projecto/trabalho final. No final da unidade há uma avaliação por exame escrito (e se necessário oral). Paralelamente, as unidades de “Journal Club” e “Oncology Series” pretendem integrar os conhecimentos, pelo que nestas a avaliação será através da escrita e/ou revisão de artigos e projectos de investigação. Os alunos têm também de demonstrar que conseguem integrar e utilizar os conhecimentos adquiridos.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2016/2017 - 1 Semestre