Disciplina Curricular

Vias de Transdução de Sinal VTS

Mestrado Bolonha em Oncobiologia - 1_Despacho nº13536/12 - Desde 2012/13

Contextos

Grupo: 1_Despacho nº13536/12 - Desde 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos desta unidade curricular são compreender a importância da sinalização celular na integração de sinais microambientais e celulares intrínsecos, e reconhecer os principais elementos das vias de transdução de sinal associadas à progressão do cancro, como eles estão desregulados em tumores, e estratégias terapêuticas contra o cancro que visam a maquinaria de sinalização ("terapias de sinalização"), alguns dos mecanismos de resistência associados com essas estratégias e como novos conceitos estão a surgir para superar a resistência. Os alunos irão aprender e participar activamente na discussão de temas-chave na transdução de sinal relevantes para o cancro, através da apresentação de artigos de investigação (desenvolvimento de habilidades de apresentação) e se envolver no debate científico (desenvolvimento de uma interpretação crítica e de argumentação).

Programa

Contextualizar a importância da transdução de sinal na biologia do tumor - Principais vias implicadas na tumorigénese (PI3K/AKT, Ras / MAPK e JAK / STAT, e também Notch, WNT e NF-kB) - A desregulação dos diferentes componentes de uma via de transdução de sinal (factores de crescimento, receptores de factor de crescimento, transdutores intracelulares, factores de transcrição) no contexto do cancro, incluindo exemplos específicos (PDGF, EGFR, Bcr-Abl, etc) e as estratégias terapêuticas actuais utilizadas na clínica direccionadas a moléculas sinalizadoras ("terapias de sinalização"). - Vantagens e desvantagens associado "terapias de sinalização" contra o cancro. - Mecanismos de resistência a inibidores específicos de vias de da sinalização. - Estratégias para vencer a resistência. - Descobertas recentes que ilustram a relevância de sinalização para a progressão do cancro (ex: cooperação na sinalização celular, mutações em moléculas de sinal dentro do estroma, etc).

Métodos de ensino e avaliação

O nosso objectivo é ter um curso tutorial, centrado nos alunos. As unidades curriculares do Mestrado aqui proposto seguem uma metodologia comum. Não duram o semestre inteiro, pelo contrário funcionarão como módulos. Estes módulos são cursos curtos e intensivos (2-3 dias), onde são apresentados e discutidos comos alunos os conteúdos programáticos. A partir daqui os alunos decidem quais os temas que querem aprofundar, e para isso podem sempre recorrer ao grupo de tutores (docentes coordenadores), podendo desde logo começar a pensar e desenhar no seu projecto/trabalho final. No final da unidade há uma avaliação por exame escrito (e se necessário oral). Paralelamente, as unidades de “Journal Club” e “Oncology Series” pretendem integrar os conhecimentos, pelo que nestas a avaliação será através da escrita e/ou revisão de artigos e projectos de investigação. Os alunos têm também de demonstrar que conseguem integrar e utilizar os conhecimentos adquiridos.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2016/2017 - 1 Semestre