Disciplina Curricular
Diabetes Dia
Mestrado Bolonha em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar - 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019
Contextos
Grupo: 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No módulo curricular da diabetes procurou-se tal como na obesidade, fornecer informação para além da que consta nas várias licenciaturas dos alunos inscritos e fazer pensar a diabetes desde a bioquímica, ao seu lado de abordagem psicológica e ao seu carácter de problema de saúde pública. Procurou-se que os alunos tivessem informação sobre os tratamentos relativos à diabetes tipo 1 e tipo 2. Houve o objectivo de fornecer informação sobre os métodos mais avançados de infusão contínua de insulina e os desenvolvimentos tecnológicos mais recentes, destacando-se as próximas gerações de pâncreas artificial.
Programa
Resistência à insulina, significado e avaliação - As várias fases da perturbação do metabolismo dos hidratos de carbono. - O corpo humano como um todo, com mediadores periféricos do tubo digestivo e receptores e moduladores centrais. - Neuropéptidos relacionados com a obesidade e a diabetes tipo 2 e o comportamento alimentar. - Efeitos da cirurgia bariátrica na diabetes - Papel dos ritmos circadianos - Complicações da diabetes: nefropatia, retinopatia, neuropatia, hipertensão arterial, cardiopatia. - Pé diabético - Manifestações psicopatológicas na diabetes e na obesidade. Intervenção psicoterapêutica, técnicas de grupo. - Actividade física, motivação e regulação do comportamento na obesidade e na diabetes tipo 2. Estado da arte. - Plano nacional de combate à diabetes
Métodos de ensino e avaliação
Houve coerência entre os conteúdos programáticos deste módulo ,tanto nas aulas teóricas,como nas teóricopráticas, como nos artigos escolhidos para journal club e o objectivo de fornecer informação e capacidade crítica relativamente a lacunas existentes nas licenciaturas.A informação de excelência e a abertura do conhecimento em áreas de tecnologia avançada puseram os alunos em contacto com "as novidades" em matéria de terapêutica. A escolha dos docentes entre os melhores investigadores e clínicos de todo o país garantiu a qualidade da docência.