Disciplina Curricular
Ressonância Magnética Cardiovascular RMC
Mestrado Bolonha em Imagiologia Cardiovascular - Plano 1_2021-2022
Contextos
Grupo: Plano 1_2021-2022 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo desta UC consiste em fornecer conhecimentos e debater: 1. Fundamentos da ressonância magnética cardiovascular (RMC): a) princípios físicos da imagem de ressonância magnética (geração do sinal e formação e reconstrução de imagem, tipos de contraste básicos), b) sequências e técnicas para imagem morfológica e avaliação de função cardíaca. 2. Sequências e informação diagnóstica relativas à anatomia cardiovascular, função cardíaca e valvular, avaliação de fluxos, caracterização de tecido, perfusão miocárdica e áreas em desenvolvimento; 3. Aplicações clínicas e seu uso apropriado; 4. Gaps de conhecimento e as perspectivas de investigação nas diferentes vertentes.
Programa
1. Fundamentos da RMC: a) princípios físicos da imagem de ressonância magnética: geração do sinal, formação e reconstrução de imagem; b) sequências básicas: eco de spin, eco de gradiente, PD, T1, T2; morfologia e função; sincronização cardíaca e controlo respiratório, navegadores; mapas paramétricos T1, T2, T2*, ECV 2. Equipamentos e agentes de contraste 3. Sequências de imagem adicionais: contraste de fase e fluxo 2D/4D, perfusão, realce precoce e tardio, tagging, DENSE; desenvolvimentos4. Metodologias de aquisição e análise 5. Aplicações clínicas e avaliação crítica: anatomia, função sistólica/deformação miocárdica; isquémia; necrose e viabilidade; doenças do miocárdio; massas cardíacas; pericárdio; cardiopatia valvular; patologia vascular; cardiopatias congénitas 6. Riscos, contra-indicações, devices 7. Uso clínico apropriado da RMC, evidências, impacto clínico e prognóstico, integração com outros exames 8. Futuros desenvolvimentos 9. Gaps de conhecimento e áreas de investigação
Métodos de ensino e avaliação
As aulas terão um formato de aulas teórico-práticas e práticas. As teórico-práticas incluem componentes de exposição e de discussão visando ampla interactividade no que respeita à compreensão e à aplicação clínica integrada dos conhecimentos obtidos. Está prevista e planeada uma componente prática com a observação e acompanhamento da aquisição de exames e análise de imagens, qualitativa e quantitativa. A avaliação final incluirá um relatório técnico-científico ou um trabalho científico nas áreas visadas. Poder-se-á contemplar uma componente de avaliação contínua com apresentação de artigos ou de guidelines para discussão.