Disciplina Curricular

Cardiologia Nuclear CN

Mestrado Bolonha em Imagiologia Cardiovascular - Plano 1_2021-2022

Contextos

Grupo: Plano 1_2021-2022 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos de aprendizagem em Cardiologia Nuclear incluem: 1. Conhecimento: Aspectos básicos de Física Nuclear; Isótopos e radiofármacos; Características técnicas do equipamento; Técnicas e protocolos usados em Cardiologia nuclear; 2. Aptidão: Compreender a realização técnica dos exames de cardiologia nuclear; Selecionar candidatos à realização das técnicas de Cardiologia Nuclear, colocando indicações e contra-indicações; Interpretar exames de Cardiologia Nuclear; 3. Competência: Integrar projectos de investigação clínica; Trabalhar em Laboratório de Cardiologia Nuclear; Desenvolver um projecto de investigação original supervisionado e escrever uma dissertação sobre o mesmo, desenvolvido nas unidades de investigação da FMUL ou outras.

Programa

Histórico da Cardiologia Nuclear Conceitos básicos de Física Nuclear Aspectos Técnicos: Equipamentos, radiofármacos, protocolos Estratégias Protecção de Radiações Perfusão Miocárdica – Conceitos gerais Avaliação da Função Ventricular esquerda (Gated SPECT) Principais Aplicações da Cintigrafia de Perfusão Miocárdica no Processo de Decisão Médica: Evidências Provas de Stress Cardiovascular: Equipamentos, Segurança e Interpretação Avaliação da Reserva de Fluxo (SPECT e PET) e da Placa Coronária (PET) Avaliação de Viabilidade Miocárdica Integrando Modalidades Não Invasivas de Imagem no Processo de Decisão Clínica Estudos relevantes em Cardiologia Nuclear – Impacto na Atividade Médica Aplicações da Cardiologia Nuclear para além da perfusão: a. Endocardite Infecciosa, Sarcoidose e Tumores Cardíacos b. Avaliação de Cardiotoxicidade c. Avaliação de Atividade Simpática Cardíaca d. Amiloidose Cardíaca e Dissincronia Cardíaca e. Imagem molecular

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular privilegiará o trabalho em grupos. Os conceitos apresentados pelos docentes, serão utilizados pelos alunos na prática através da resolução de casos. O papel do docente será guiar os alunos de uma forma tutorial baseada no contacto direto docente-discentes. A metodologia de “brainstorming” será utilizada, estimulando a sua participação. Este tipo de metodologia permitirá desenvolver a capacidade de trabalho em equipa, melhorar a comunicação interpessoal e outras “softskills”. A avaliação será contínua e por etapas através de um trabalho escrito individual e de grupo. O primeiro sobre temas lecionados envolverá aspetos mais teóricos, enquanto o segundo envolverá a integração e utilização dos conhecimentos adquiridos aplicados à prática.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre