Disciplina Curricular
Bioestatística e Meta -análise BMA
Mestrado Bolonha em Imagiologia Cardiovascular - Plano 1_2021-2022
Contextos
Grupo: Plano 1_2021-2022 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade é fornecer aos alunos o conhecimento fundamental de conceitos estatísticos aplicados à investigação e imagiologia cardiovascular, e cimentar conhecimentos anteriores. Os tópicos da unidade curricular incluem conceitos básicos de população e amostra, plano de análise estatística, cálculo do tamanho da amostra e aspetos práticos como randomização e ocultação, apresentação de resultados e boas práticas de gestão de dados. Os alunos aprenderão também os conceitos fundamentais de revisões sistemáticas e meta-análises. No fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de desenvolver um plano de análise estatística básica e implementar boas prática de gestão de dados. O enfâse será em ideias e conhecimento práticos, e serão introduzidas ferramentas de software necessárias as estas análises.
Programa
Abordagem estatística aos diferentes tipos de estudos Estatística descritiva Testes estatísticos para valores médios Testes estatísticos para tabelas de dupla entrada - Introdução a ferramentas de software (por ex: Excel, SPSS, R e Rstudio) - Cálculo do tamanho da amostra - Métodos de randomização e ocultação - Plano de análise estatística - Boas práticas de gestão de dados - Produção de tabelas, figuras e listagens - Introdução às revisões sistemáticas e meta-análises
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas com auxilio de computador (do aluno ou da Escola), onde se privilegia a interação e se estimula os alunos participar na própria formação, quer pela discussão de tópicos relevantes, quer pela clarificação de dúvidas e conceitos. Utilização do software estatístico (por exemplo, Excel, SPSS, R e R Studio) para resolução de casos práticos discutidos em sala. Disponibilizam-se também aos alunos um conjunto de problemas para que possam praticar e refletir no seu próprio tempo os tópicos aprendidos em sala e para estimular a discussão. A avaliação incluirá um exame final sobre a matéria dada e poderá contemplar uma componente continua de resolução de problemas ou apresentação de artigos para discussão.