Disciplina Curricular
Genética e Biologia Forenses GeBF
Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense - Plano 2_2023-2024
Contextos
Grupo: Plano 2_2023-2024 > Especialização > Tronco Comum
Período:
Peso
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A investigação em genética forense aplica as recentes tecnologias de biologia molecular ao estudo dos polimorfismos de loci de ADN com interesse forense. Este estudo, de relevância médico-legal, desenvolve-se considerando diversas vertentes: investigação biológica de parentesco, identificação biológica de desconhecidos e investigação criminal biológica. A unidade curricular Genética e Biologia Forenses tem como objetivo proporcionar um conhecimento adequado do papel e da importância da Genética e Biologia Forenses no contexto da medicina dentária forense.
Programa
Introdução à Genética Forense: principais procedimentos laboratoriais. Organização da perícia de Genética Forense em Portugal. Investigação biológica de parentescos: filiação, paternidade, maternidade. Análise de casos complexos de investigação de parentesco. Tipos de polimorfismos de ADN. Análise de polimorfismos de microssatélites. Aplicações em Genética Forense. Características do cromossoma Y, polimorfismos e aplicações em Genética Forense. Marcadores do cromossoma X em investigação de parentesco. Mutações ao nível dos polimorfismos de ADN. Criminalística biológica. Procedimentos de recolha e envio de vestígios biológicos para a identificação genética. Identificação genética individual. ADN mitocondrial e a sua importância no contexto da Genética Forense. Interesse da Base de Dados de Perfis de ADN. Acreditação de Laboratórios de Genética Forense. Genética de populações. Cálculo de LR: interpretação e valorização estatística de resultados. Caraterização e interesse dos SNPs em Genética Forense. Estudo dos SNPs autossómicos e a sua aplicação. SNPs fenotípicos. NGS: Next Generation Sequencing. Visita ao Laboratório de Genética e Biologia Forenses (INMLCF)
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da unidade curricular consiste unicamente num exame final que incidirá sobre a totalidade da matéria lecionada. O exame final será realizado nas épocas de exame previstas. A classificação final da unidade curricular corresponde à nota obtida no exame final. Uma classificação inferior a 10 valores implica a reprovação à unidade curricular. O exame final é comum a todos os alunos, independente da área de formação académica.