Disciplina Curricular

Autópsia Oral AO

Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense - Plano 2_2023-2024

Contextos

Grupo: Plano 2_2023-2024 > Especialização > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No âmbito do Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense, a unidade curricular de Autópsia Oral constitui uma das ciências tanatológicas, que são um conjunto de disciplinas que envolvem a investigação forense da morte. A autópsia oral está dirigida às situações em que o estudo da morte é baseado nas evidências oro-maxilo-facial para responder a objetivos primários da autópsia médico-legal. Tratando-se de uma matéria muito especializada, pretende-se nesta unidade curricular transmitir aos alunos titulares do grau em Medicina Dentária e Medicina, os conhecimentos básicos imprescindíveis para lhes proporcionar no exercício de uma prática médico-legal de qualidade, a capacidade técnica e científica necessária para poderem colaborar eficazmente nas exames tanatológicos médico-legais. Aos alunos de outras áreas, nomeadamente do direito e de antropologia, pretende-se transmitir o entendimento das potencialidades e limitações da medicina dentária forense na intervenção tanatológica.

Programa

Exames complementares de diagnóstico na prática tanatológica na medicina dentária forense. Processamento dos tecidos duros e tecidos moles para estudos microscópicos relacionados com o estudo da morte por evidência dentária. Tipo de traumatismos mecânicos e os seus aspetos médico-legais. Diagnóstico de lesões ante mortem, peri mortem e post mortem. Estatística para a medicina dentária forense na vertente tanatológica. Relatório forense: conclusões. Recomendações da IOFOS e da ABFO na tanatologia forense para a medicina dentária forense. Métodos de identificação primários e secundários. Perfil post mortem. Fatores individualizantes. Cadáveres desconhecidos. Palatoscopia e queiloscopia. Métodos. Relatório médico-legal. Autópsia oral em adultos e em crianças. Autópsia oral em cadáveres carbonizados. Autópsia oral em cadáveres em avançado estado de putrefação e saponificados. Autópsia oral em cadáveres esqueletizados. Registos clínicos ante mortem. Métodos de comparação na área tanatológica para identificação do cadáver. Relatório médico-legal. A relevância forense, social e humanitária da identificação médico-legal. Equipamento para autópsia oral. Autópsia virtual. Teórico-práticas/Seminários

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação da unidade curricular consiste unicamente num exame final que incidirá sobre a totalidade da matéria lecionada. O exame final será realizado nas épocas de exame previstas. A classificação final da unidade curricular corresponde à nota obtida no exame final. Uma classificação inferior a 10 valores implica a reprovação à unidade curricular. Em função da sua formação académica de base, o exame final desta unidade curricular apresenta três tipologias diferentes: 1- Para os titulares da Licenciatura em Medicina e Medicina Dentária e Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária. 2- Para os titulares da Licenciatura em Higiene Oral, Antropologia e Biologia. 3- Para todos os outros titulares não enumerados nas alíneas anteriores (1 e 2).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre