Disciplina Curricular
Identificação Humana Forense IHF
Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense - Plano 2_2023-2024
Contextos
Grupo: Plano 2_2023-2024 > Especialização > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular visa fornecer conhecimentos básicos na área da identificação humana forense para que os estudantes tenham uma melhor compreensão dos princípios envolvidos nas várias áreas de especialização, bem como uma consciência do vasto âmbito da área.
Programa
Identificação. Métodos de identificação: classificação pela Interpol. Questões legais e de direitos humanos no processo de identificação. Métodos de identificação de cadáveres em vários estádios do processo de morte e de putrefação. Identificação de cadáveres carbonizados e investigação de incêndios. Identificação de vítimas em locais de crime. Identificação de vítimas em situações de desastre de massas. Identificação por dactiloscopia. AFIS. Identificação de cadáveres pela análise de ADN. Identificação humana de cadáveres pela análise dentária. Identificação de vítimas em desastres de massa: plano de emergência. Orgânica. Lei. Equipa de DVI. Formulários de identificação humana de DVI ante mortem e post mortem pelo patologista forense. Formulários de identificação humana de DVI ante mortem e post mortem pelo médico dentista forense. Fase de reconciliação. Cooperação internacional. Plass data. Intervenção pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha. Gestão de cadáveres após desastres. Formulários de identificação humana de DVI ante mortem e post mortem pela polícia científica. Realização de 8 horas de contacto teórico-práticas em laboratório: Total de 4 aulas teórico-práticas com preenchimentos de formulários no âmbito da identificação. Cada aula com duração de 2 horas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da unidade curricular consiste unicamente num exame final que incidirá sobre a totalidade da matéria lecionada. O exame final será realizado nas épocas de exame previstas. A classificação final da unidade curricular corresponde à nota obtida no exame final. Uma classificação inferior a 10 valores implica a reprovação à unidade curricular. Em função da sua formação académica de base, o exame final desta unidade apresenta duas tipologias diferentes: 1- Para os titulares da Licenciatura em Medicina e Medicina Dentária e Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária, Antropologia, Enfermagem, Biologia e Higiene Oral. 2- Para todos os outros titulares não enumerados na alínea anterior.