Disciplina Curricular
Avaliação Médico-legal do Dano Oro-maxilo-facial AMdDO
Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense - Plano 1_2021-2022
Contextos
Grupo: Plano 1_2021-2022 > Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa fornecer uma formação multidisciplinar que irá permitir aos formandos, de acordo com a sua formação académica base, adquirirem aptidões na avaliação do dano oro-maxilo-facial. A unidade curricular avaliação médico-legal do dano oro-maxilo-facial tem como objetivo final: 1- Para os titulares da Licenciatura em Medicina e Medicina Dentária e Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária adquirir competências teórica e prática de valoração do dano oro-maxilo-facial no âmbito da atividade pericial na Clínica forense. 2- Para todos os outros titulares não enumerados na alínea anterior adquirir conhecimentos teóricos de acordo com a sua área de intervenção médico-legal e forense onde a medicina dentária forense seja chamada a intervir.
Programa
Introdução à Medicina Dentária Forense na vertente Clínica Forense. Aspetos históricos. Área de competência para o especialista. A importância do especialista médico dentista forense. A Medicina Dentária Forense no presente. Definição de perícia e de perito. Regime jurídico da realização das perícias médico-legais e forenses. Tipo de perícias. Pareceres técnicos. Testemunhas. Campo de atuação médico-legal e médico dentária forense. Ética médico-legal. Segredo de justiça. Sigilo médico. Sigilo profissional. Prova e meios de obtenção de prova no processo penal. Exames médico-legais no processo penal. Cadeia de custódia. Prova pericial em direito civil. Perícias médico-legais em direito civil. Reparação do dano corporal na responsabilidade civil extracontratual. Prova pericial e perícia no âmbito do direito de trabalho. Avaliação do dano corporal oro-maxilo-facial no âmbito do direito civil. Importância dos exames complementares de diagnóstico e da informação documental no âmbito da avaliação do dano corporal oro-maxilo-facial em direito civil. Estado anterior. Nexo de causalidade. Imputabilidade médica. Data de cura e de consolidação das lesões oro-maxilo-faciais no adulto e na criança, no âmbito do direito civil. Avaliação do parâmetro estética na avaliação do dano oro-maxilo-facial, no âmbito do direito civil. Avaliação do prejuízo de afirmação sexual na avaliação do dano oro-maxilo-facial, no âmbito do direito civil. Avaliação do rebate profissional no âmbito do direito civil na avaliação do dano oro-maxilo-facial. Realização do relatório médico-legal no âmbito da avaliação do dano corporal oro-maxilo-facial em direito civil. Dano futuro. Avaliação do dano corporal oro-maxilo-facial no âmbito do direito penal. Realização do relatório médico-legal no âmbito da avaliação do dano corporal oro-maxilo-facial em direito penal. Avaliação do dano corporal oro-maxilo-facial no âmbito do direito trabalho. Realização do relatório médico-legal no âmbito da avaliação do dano corporal oro-maxilo-facial em direito trabalho. Tabelas de incapacidade em direito civil e em direito de trabalho para avaliação do dano oro-maxilo-facial. Avaliação da dor inflamatória, dor nociceptiva e dor neuropática. Avaliação de lesões e sequelas dos traumatismos cranianos em clínica médico-legal. Avaliação de lesões e sequelas dos traumatismos neurológicos. Avaliação de lesões e sequelas dos traumatismos maxilo-faciais. Avaliação de lesões e sequelas dos traumatismos dento-alveolares. Avaliação das lesões e sequelas dos traumatismos articulação temporomandibulares. Avaliação das lesões e sequelas dos traumatismos das glândulas salivares. Abuso de crianças e adolescentes. Abuso nas relações de intimidade, no idoso e nas pessoas com afetação grave da funcionalidade. Indicadores de abuso físico e sexual. A avaliação do dano corporal e as companhias de seguro. Medicina física e reabilitação protética em avaliação do dano corporal. Teórico-Práticas/Seminários
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da unidade curricular consiste unicamente num exame final que incidirá sobre a totalidade da matéria lecionada. O exame final será realizado nas épocas de exame previstas. A classificação final da unidade curricular corresponde à nota obtida no exame final. Uma classificação inferior a 10 valores implica a reprovação à unidade curricular. Em função da sua formação académica de base, o exame final desta unidade curricular apresenta duas tipologias diferentes: 1- Para os titulares da Licenciatura em Medicina e Medicina Dentária e Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária. 2- Para todos os outros titulares não enumerados na alínea anterior.