Disciplina Curricular

Toxicologia e Química Forenses TeQF

Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense - Plano 1_2021-2022

Contextos

Grupo: Plano 1_2021-2022 > Especialização

Período:

Peso

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular Toxicologia e Química Forenses tem como objetivo proporcionar um conhecimento adequado do papel e da importância da sua intervenção no contexto da medicina dentária forense, independentemente da área de formação académica base.

Programa

Visita ao laboratório de Química e Toxicologia Forense do INMLCF Princípios e Conceitos em Toxicologia e Toxicologia Forense. Princípios de Toxicocinética e Toxicodinâmica. Toxicidade de substâncias e fármacos usados em Medicina Dentária e Estomatologia. Áreas de aplicação da Toxicologia Forense. Perícia Toxicológica: Análise, Interpretação e Relatório. Etanol e Substâncias Psicotrópicas (Medicamentos, Substâncias Ilícitas e Novas Substâncias Psicoativas) Peritagem médico-legal no vivo – fiscalização rodoviária sob influência de etanol e de substâncias psicotrópicas. Acidentes de viação e acidentes laborais. Casuística e etiologia. Expressão e interpretação de resultados. Outros grupos toxicológicos de interesse forense. Casuística e etiologia. Expressão e interpretação de resultados. Princípios e Conceitos em Química Forense Perícia de Química Forense: Análise, Interpretação e Relatório Perícia de Química Forense: Análise, Interpretação e Relatório

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação da unidade curricular consiste unicamente num exame final que incidirá sobre a totalidade da matéria lecionada. O exame final será realizado nas épocas de exame previstas. A classificação final da unidade curricular corresponde à nota obtida no exame final. Uma classificação inferior a 10 valores implica a reprovação à unidade curricular. O exame final é comum a todos os alunos, independente da área de formação académica.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre