Disciplina Curricular

Antropologia Forense AF

Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense - Plano 1_2021-2022

Contextos

Grupo: Plano 1_2021-2022 > Especialização

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Antropologia forense está dirigida às situações em que os cadáveres se encontram total ou parcialmente esqueletizados, e em cadáveres que já perderam os traços fisionómicos com os objetivos primários centrados na identificação forense, na datação do cadáver e na assistência da abordagem da causa e circunstância da morte. Pretende-se nesta unidade curricular despertar nos alunos o interesse por esta área das ciências forenses, transmitindo os conhecimentos teóricos e práticos, que em função da sua formação académica de base, permitam identificar, interpretar, analisar e resolver adequadamente os problemas relacionados com esta área de intervenção forense, bem como identificar os que exigem uma abordagem mais especializada, de modo a dar-lhes a orientação apropriada.

Programa

Introdução à Antropologia Forense. Escavação de restos humanos. Relevância da interpretação tafonómica. Determinação da espécie em restos esqueletizados. Estimativa do número mínimo de indivíduos. Entomologia Forense. Diagnose sexual do esqueleto. Estimativa da estatura do esqueleto. Estimativa da idade óssea de esqueletos sub-adultos e adultos. Fatores individualizantes. Lesões e patologias ósseas. Variantes anatómicas. Causas e circunstâncias da morte em restos esqueletizados. Diagnóstico de lesões traumáticas ante mortem, peri mortem e post mortem no esqueleto. Datação de restos esqueletizados. Análise de restos cremados. Exame antropológico forense. Fase reconstrutiva da identificação: O Perfil biológico: a avaliação das afinidades populacionais. Fase comparativa da identificação. O exame de antropologia forense. Relatório forense. Alterações post mortem recentes na microestrutura óssea. Diagénese microbiana e química. A análise degradada de ADN da perspetiva paleogenética de ossos arqueológicos. Reconstrução facial da perspetiva antropológica. Reconstrução facial na aplicação criminal. Realização de 8 horas de contacto teórico-práticas em laboratório: Total de 4 aulas teórico-práticas com realização de relatórios. Cada aula com duração de 2 horas.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação da unidade curricular consiste unicamente num exame final que incidirá sobre a totalidade da matéria lecionada. O exame final será realizado nas épocas de exame previstas. A classificação final da unidade curricular corresponde à nota obtida no exame final. Uma classificação inferior a 10 valores implica a reprovação à unidade curricular. Em função da sua formação académica de base, o exame final desta unidade curricular apresenta duas tipologias diferentes: 1- Para os titulares da Licenciatura em Medicina e Medicina Dentária e Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária, Antropologia, Enfermagem, Biologia e Higiene Oral. 2- Para todos os outros titulares não enumerados na alínea anterior.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre