Disciplina Curricular
Medicina Med
Mestrado Bolonha em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar - 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019
Contextos
Grupo: 2_Deliberação nº 1104/2008 - Desde 2018/2019 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Realçar a importância que alterações do comportamento alimentar poderão ter na síndrome metabólica e suas consequências nomeadamente as condicionadas pela aterosclerose que bem se evidenciam na clínica de Medicina Interna. Referência particular à hipertensão arterial, sua prevalência; diagnóstico e terapêutica, repercussão orgânica e associação com outros fatores de risco cardiovascular, dando particular enfase à dislipidémia e importância da sua terapêutica em situações clínicas particulares. Compreensão da clínica da doença coronária e sua terapêutica, da Clínica da insuficiência cardíaca e AVC e sua prevenção e terapêutica.
Programa
Risco Cardiometabólico na prática clínica Importância dos fatores de risco e sua inter-relação e do cálculo do risco cardiovascular global Hipertensão Arterial - Fisiopatologia e epidemiologia; - Hipertensão Arterial em Portugal; - Associação de fatores de risco; - Importância da terapêutica na prevenção das complicações Dislipidemia - Classificação e epidemiologia - Risco cardiovascular e sua diminuição com a terapêutica Doença coronária - formas de apresentação e terapêutica. AVC e Insuficiência cardíaca - fisiopatologia, formas de apresentação e terapêutica.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas e teórico-práticas com importante componente de técnicas interativas com apresentação de casos clínicos e discussão devidamente orientada; Visita ao laboratório Arsénio Cordeiro; Auto aprendizagem; Avaliação: Participação nas aulas (individual)