Disciplina Curricular
Bioinformática e Análise de Dados BAD
Mestrado Bolonha em Investigação Biomédica - 1_Plano (2020-2021)
Contextos
Grupo: 1_Plano (2020-2021) > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Bioinformática Existe uma abu ndância de dados genómicos, transcriptómicos e proteómicos disponíveis publicamente em diversas bases de dados online. Este curso irá fornecer ao aluno as competências necessárias para o uso extensivo de base de dados e de ferramentas bioinformáticas. No final do curso, os alunos serão capazes de usar ferramentas relevantes online para análises integradas de vários e diversos tipos de dados “ómicos” associados à sua própria investigação. Análise de Dados O objectivo é prov idenciar aos alunos o conhecimento base de conceitos de estatística, que são correntemente aplicados em investigação científica, bem como cimentar conhecimento de estatística previamente existente. No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de aplicar os testes estatísticos adequados a um problema em estudo e interpretar os seus resultados. Será também focada a utilização de software estatístico, em particular SPSS, para a resolução de casos práticos.
Programa
Bioinformática Introdução às f erramentas bioinformáticas e métodos de análise. Pesquisas nas bases de dados biomédicas focada em genes e dad os “ómicos”; NCBI, UCSC e Ensembl. Procura simultânea de múltiplos termos: BioMart. Introdução a plataformas de prospecção de dados focadas em doenças (e.g. ONCOMINE para cancro): genome-wide (“ómicas”), desde microarrays a sequenciação de alto rendimento. Integração de dados “ómicos” e informação biom édica através da exploração de estudos recentemente publicados. Análise de dados: 1) Objectivo da Es tatística 2) Estatística descritiva 3) Probabilidade e Distr ibuições 4) Testes de Hipóteses, Intervalo s de confiança, e Tamanho da amostra 5) Tabelas de contingência 6) Introdução à análise de s obrevivência
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas em sala de computador, onde se privilegia a interacção e se estimula os alunos a apresentarem todas a dúvidas que possam ter. Aulas incluem a utilização de dados experimentais reais e casos práticos de interesse para os alunos – estes poderão mesmo utilizar os seus dados, se tal for adequado ao tópico em discussão. Exame final escrito (60%) e prático (40%).