Disciplina Curricular
Neuropsicologia Neurops
Mestrado Bolonha em Neurociências - 6_Despacho Nº 7776/2012- Desde 2012-2013
Contextos
Grupo: 6_Despacho Nº 7776/2012- Desde 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Objetivo desta Unidade Curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e experiência que lhes permitam raciocinar e questionar diferentes aspetos da Cognição Humana, nomeadamente: 1. As Bases biológicas do funcionamento cognitivo (Linguagem, Memória e Funções Executivas) no adulto saudável, durante o envelhecimento, em circunstâncias de privação sensorial e na doença. 2. Os Métodos e técnicas disponíveis para investigação nesta área. 3. As patologias neurológicas que comprometem as funções cognitivas e que constituem modelo para a compreensão da organização do sistema cognitivo. 4. A plasticidade para a recuperação e reorganização funcional do sistema nervoso. Efeito da estimulação ambiental e da reabilitação na organização funcional. 5. Impacto das perturbações da Cognição na autonomia e qualidade de vida e aspetos Éticos da investigação em disfunções cognitivas que envolvem perda da capacidade de decisão.
Programa
O programa inclui: a) Seminários sobre os seguintes temas: - Introdução às funções cognitivas: Organização da Linguagem, Afasia, Alexia. - Capacidades Cognitivas em circunstâncias excecionais: linguagem sem perceção sonora. - Funções executivas: Tomada de decisão em situações normais e patológicas. - Memória Episódica. - Imagiologia funcional do Cérebro. - Reabilitação Cognitiva. - Perturbações da memória e outras funções cognitivas no envelhecimento normal e patológico. b) Apresentação individual e discussão de artigos em Journal Club, selecionados num repositório de artigos recentes que permitem discutir vários temas e raciocinar sobre aspetos de método. c) Visita ao Laboratório com observação de uma avaliação neuropsicológica levando à elaboração de um relatório sobre o caso observado com uma breve revisão dos métodos de avaliação.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino é ministrado em diferentes formatos: a) Aulas teóricas, com espaço para a plena participação e discussão com os alunos. b) Apresentação individual e supervisionada de artigos em Journal club, selecionados pela sua atualidade e relevância metodológica. Avalia-se a capacidade de compreensão, de raciocínio e de crítica assim como os aspetos mais formais da apresentação. c) Visita ao Laboratório em grupos de dois alunos orientados por um docente em que os alunos têm oportunidade de observar e discutir a avaliação clínica a um doente. O aluno elabora um relatório que é classificado por com base na clareza, objetividade, capacidade de crítica e criatividade. d) Os alunos são incentivados a participar nas reuniões regulares da Unidade (Laboratório de Estudos de Linguagem ou Grupo de Envelhecimento e Demência) sendo os que pretendem desenvolver tese na área acompanhados em Práticas tutoriais – Sessões individuais de orientação e discussão do projeto de dissertação.