Disciplina Curricular
Neurobiologia Celular e Molecular NCMole
Mestrado Bolonha em Neurociências - 6_Despacho Nº 7776/2012- Desde 2012-2013
Contextos
Grupo: 6_Despacho Nº 7776/2012- Desde 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o aluno identifique os processos fundamentais da comunicação neuronal, nos seus componentes celular e molecular, bem como os principais processos relativos à maturação e à degenerescência neuronal, bem como às suas implicações patológicas.
Programa
Principais moléculas e mecanismos envolvidos na excitabilidade neuronal, comunicação e integração de sinalização neuronal; neurotransmissão e neuromodulação; equilíbrio inibição / excitação; plasticidade sináptica; drogas de abuso; células gliais e seu papel na comunicação neuronal; fatores neurotróficos e o seu papel na maturação, plasticidade e morte neuronal; neurogénese no embrião e no adulto; neuroinflamação; principais mecanismos envolvidos em doenças neurodegenerativas; neuroregeneração; principais metodologias e técnicas usadas para avaliar a função neuronal e a sua disfunção, ao nível celular, molecular e sináptico.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas de caráter teórico para os fundamentos; seminários para assuntos atualmente em investigação; Journal Clubs apresentados pelos alunos com apoio tutorial do docente onde se discutem de um modo crítico e analítico o diversos artigos científicos relacionados com temas lecionados em aulas teóricas ou seminários; visitas ao laboratório em que os alunos seguem de perto uma atividade experimental com apoio tutorial e de que têm que apresentar um relatório escrito, posteriormente discutido com o tutor e avaliado. A metodologia de avaliação engloba: 2 testes escritos, sem consulta, compostos cada um de uma pergunta de desenvolvimento à escolha do aluno de entre uma lista, e algumas perguntas de resposta curta; relatório de discussão da visita ao Laboratório; apresentação e discussão nos Journal Club; resumo escrito de um seminário assistido onde se pretende avaliar a capacidade de síntese e de análise crítica do aluno face ao conteúdo exposto.